Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ENTRE LAGOS -- 29/09/2023 - 18:41 (LUIZ CARLOS LESSA VINHOLES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

 

A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ENTRE LAGOS

já tem 18.000 livros registrados

L. C. Vinholes

 

Nota: Este texto foi publicado em 21/06/2018 no então existente site do Condomínio Mansões Entre Lagos, situado no km 2.5 da BR 250, em Sobradinho, DF. Embora passados cinco anos, as informações dele constantes justificam a divulgação que ora ofereço aos meus leitores.

 

O título deste texto é a informação veiculada pela faixa colocada na balão de entrada do Condomínio Entre Lagos no dia 20 de julho deste ano, complementada pelo agradecimento da Administração a todos os 455 condôminos e moradores que, num gesto de apoio e solidariedade, atendendo a campanha “Dê Vida ao Seu Livro”, começaram a fazer suas doações desde 2011 quando a Bibilioteca ganhou um espaço provisório para acolher seu nascente acervo e oferecer seus serviços à toda a comunidade, inclusive com equipamento que permite acesso à internet. A Biblioteca mereceu também o apoio de diversas instituições, dentre as quais destaca-se a Fundação Alexandre Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, com periódicas doações sobre economia, política e relações iternacionais; a Segunda Promotoria da Justiça do Paranoá, DF, com obras sobre legislação e direito; a Nova Acrópole, organização internacional dedicada à filosofia, à cultura e ao voluntariado; e a Editora Tesaurus, de Brasília. Reveste-se de significado especial a doação recebida em 29/06/2016 das mãos do engenheiro Carlos Vicente Gentil e da professora e pedagoga Maria Emília Gentil Luro que, pessoalmente, entregaram cerca de 200 volumes que pertenceram à biblioteca particular do seu pai, o saudoso professor Luiz Vicente Gentil, engenheiro agrônomo porto-alegrense, morador do Entre Lagos, formado pela UFRGS, docente da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB e autor da publicação Perguntas e respostas sobre biocombustíveis. A professora Bruna Pontes, do corpo docente do Colégio Galois, formada em letras portuguesas pela UnB, doou mais de 200 livros sobre literatura e psicologia.

O acervo da Biblioteca possui antologias, dicionários, livros técnicos abrangendo diversas áreas do conhecimento, livros de literatura clássica e moderna, romances, antologias de contos e poesias etc., grande parte deles em língua portuguesa, mas também nos idiomas falados nos países da América Latina: espanhol, francês, inglês e holandês. Para completar esta lista, faltam, ainda, publicações nas língas dos povos originais do Brasil e da nossa América. O mesmo acontece para com os leitores infanto-juvenis que encontram não só obras para leitura e lazer, como também para servir às consultas que realizam para ampliar seus conhecimentos e preparar caprichosamente seus deveres escolares. Ela tem atendido aos apoiadores e frequentadores de todas as faixas etárias, interessados em estudo, pesquisa e lazer, tendo no livro o principal instrumento para alcançar seus objetivos. Sua existência é conhecida não só por condôminos e moradores, mas também por boa parte do público da região em que se encontra, graças a notícias de suas atividades veiculadas pela imprensa. Para os visitantes do Entre Lagos que aqui chegam pela primeira vez, placas colocadas no canteiro central das avenidas das Palmeiras e Gravatá, indicam a direção onde encontrar a Biblioteca.

Em 08/03/2013, reconhecendo a importância do papel da Biblioteca, o Correio Brasiliense publicou foto do seu interior, com extenso rodapé registrando que sua criação começou em 2008 e informando que “a biblioteca mais próxima estava a 19 km”. Em 03/12/2015, o mesmo jornal no artigo Em boa companhia, assinado por Wagner Bento Filho, registra que “... o espaço [da biblioteca] é custeado pela administração do condomínio e já conta de 8 mil títulos catalogados e outros 2 mil em processo de catalogação”. Fazendo as contas, verifica-se que em três anos houve um aumento de 10.000 livros catalogados ou cerca de 84 novos livros por mês. Paralelamente a sua atividade precípua, a Biblioteca preocupa-se também com bem aproveitar o que não é do seu interesse. As duplicatas tem sido oferecidas à instituições tais como a Biblioteca Pública da cidade do Itapoã, a Biblioteca do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns da mesma cidade, a Biblioteca do vizinho Condomínio Novo Horizonte e a Biblioteca da ONG Casa da Frida, na cidade de São Sebastião. O material descartável, jornais, revistas, livros avariados, impressos em geral, em sintonia com a política ambiental adotada pela Administração do Condomínio é, periodicamente, encaminhado ao Centro de Reciclagem da cidade Varjão, onde é desenvolvido o projeto socioambiental iniciado em junho de 2013.

Voltando ao acervo da Biblioteca, cumpre registrar que os últimos 10 livros registado para chegar ao de número 18.000 são os abaixo elencados:

- Dance, romance policial de Haruki  Murakami – ganhou o Prêmio Literário Yomiuri 1996. Tradução de Neide Hissae Nagae e Lica Hashimoto.

- As Três Marias, romance de Rachel de Queiroz.

- Viagem à Terra do  Brasil, de Jean de Léry, tradução e notas de Sérgio Milliet.

- Introdução à Sociologia, do Pe. Fernando Bastos de Ávila, S. J.

- Psicologia, introdução aos princípios básicos do comportamento, por Eunice M. L. Alencar.   Professora do Departameno de Psicologia da UnB.

- Império à deriva, A Corte Portuguesa no Rio de Janeiro 1803-1821, por Patrick Wilcken.

- Energia Sexual e Yoga, por Elisabeth Haich, tradução de Selenocrates M. D´Oliveira.

- Comunicação em prosa moderna, de Othon M. Garcia.

- Stephen Hawking, Minha breve história, o astrofísico britânico que “dedicou sua vida a desvendar os mistérios do universo e lutou para vencer as deficiências”, revela episódios de sua infância. Tradução de Alexandre Raposo, Julio Sobral Campos e Maria Carmelita Dias. Edição 2013.

- Histórias do mundo para crianças, de Moneiro Lobato, com ilustrações de J. U. Campos. Edição  1933.

Esta última publicação, justamente a do exemplar que recebeu o número 18.000, tem uma história que se reporta a 1933 quando ela foi oferecida a um aluno que se destacou nos seus estudos e que mereceu da instituição que frequentava a dedicação registrada na página de rosto, em delicada caligrafia:

                                                                                         Prêmio conferido pelo Departamento de Educação ao aluno

Valdir de Sousa Ribeiro.

A Biblioteca Comunitária Entre Lagos augura que, na sua  nova casa, este exemplar das Histórias do mundo para crianças, de Moneiro Lobato, seja lido e apreciado por muitas crianças do Entre Lagos.

E para finalizar fica aqui registrado o que disse o grande bibliófilo paulista José Midlin (1914-2010):

 

O hábito da leitura

é o único vício que deve ser estimulado.

 

 

 

 

 

 

Comentarios

Maria do Carmo Maciel Di Primio  - 03/10/2023

Biblioteca exemplar com acervo relevante!!! Importante iniciativa e dinâmica de ações.
Registrei a presença do escritor Haruki Murakami de quem gosto e vibro para que receba em 2023 o Nobel de Literatura.
Grata por receber mais um texto especial do Vinholes, a quem admiro demais como pessoa e a sua obra.

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 10Exibido 63 vezesFale com o autor