Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->OU ISTO OU AQUILO -- 22/01/2003 - 17:45 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

É puro maniqueísmo! Desculpe, leitor, talvez você não saiba o que significa isso. Maniqueísmo era uma antiga seita que admitia ser o mundo governado por dois princípios opostos, o bem e o mal. Atualmente, é essa mania de separar a humanidade em blocos opostos, que não se integram de jeito algum. Exemplo: ou você é corintiano ou é palmeirense. Por que não se pode torcer pelos dois times no mesmo jogo?
Em nosso país, sempre houve dois tipos de bebedores: os que só bebem Brahma e os que preferem Antarctica. Isso sem falar nos bebericadores de uísque. (claro, depois surgiram a Skol e a Kaiser, embolando o meio de campo) Dentro desses blocos incomunicáveis existem ainda subcategorias: os que só admitem cerveja com espuma e os que inclinam sabiamente os copos para conseguir apenas uma espuminha rala (o que eles chamam de "sem colarinho, por favor").
Dentro da divisão atual da humanidade, há ainda os fumantes e os não-fumantes, com direito a locais separados em bares e restaurantes. Como reconhece-los? É fácil. Fumantes são pessoas alegres, saudáveis, ricas, cercadas de lindas mulheres, quase sempre se divertindo em lanchas e carros possantes. Os não-fumantes, coitados, são pessoas normais, que trabalham para sobreviver e, por mais que tentem, não conseguem se divertir. Falta-lhes aquela alegria de viver que só uma boa mistura de fumos selecionados lhes dá.
Outras das categorias atuais são a dos vegetarianos e a dos amantes de uma boa massa, costela ou feijoada. Enquanto uns têm horror de "comer mato", os outros, os que comem mato, se vingam ameaçando os comilões com um futuro desalentador: colesterol, ataque cardíaco, disfunção erétil, calvície, gases, ácido úrico...Mas nunca soube de nenhum comilão que se arrependesse no finalzinho da vida e virasse vegetariano, assim como pecadores se arrependem de seus pecados e viram crentes.
Diga, leitor, será que não é possível viver bem neste mundo pertencendo a duas categorias ao mesmo tempo?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui