Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HOMO IN NATURA VERSUS HOMO SOCIALIS -- 06/11/2023 - 13:06 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

HOMO IN NATURA VERSUS HOMO SOCIALIS - O HOMEM DA NATUREZA E O HOMEM SOCIAL



João Ferreira



06 de novembro de 2023



 



"Alunas vítimas de falsos nudes no Rio" - Manchete da Globonews



 



O assunto de que trata a manchete da Globonews tornou-se, hoje, notícia nacional e merece um comentário. 



Primeiramente, torna-se fundamental que a sociedade aprofunde sua análise sobre o ser humano em sua dupla estrutura de participação das forças da natureza e das forças sociais e legais de uma sociedade organizada. É necessário que analise, de um lado, as forças e as tendências da natureza humana e, de outro, estude e perceba que há um contrato social, ou seja, um acordo tácito da sociedade como um todo, que obriga todo o cidadão que vive em comunidade social a seguir e a respeitar as normas sociais.  



A lição que se tira deste contrato social é a clara doutrina de que todo aquele que vive em sociedade tem vínculos e obrigações. Sendo assim, fica explícito também que o homo in natura (o ser humano da natureza) ao tornar-se em nossas sociedades democráticas evoluídas um ser social (dotado de cidadania e de direitos democráticos) passa a participar e a gozar dos direitos e deveres que lhe conferem uma cidadania estruturada que lhe é garantida pela constituição e contratos sociais.



Numa sociedade democrática, não há como se surpreender, se lamentar, se admirar ou reagir a normas que viraram normalidade na convivência.



O caso das alunas vítimas de falsos nudes no Rio de Janeiro são apenas um exemplo de como devem todos, jovens e não jovens, se conformar e aceitar  as leis básicas que regem a convivência pacífica em nossas comunidades. A aceitação pacífica leva ao respeito. A desobediência leva ao crime e às penas pois há uma lei maior que é o direito pessoal a ser respeitado.



O caso das "alunas vítimas de falsos nudes" inclui o direito democrático garantido no artigo primeiro da Constituição quando fala da cidadania e da dignidade da pessoa humana como direitos democráticos inalienáveis.



É justo que o país inteiro se una em torno de inquestionáveis direitos da cidadania, sejam eles femininos sejam masculinos. Direitos de cidadania não têm sexo.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 48 vezesFale com o autor