Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ÀS VEZES, O RECONHECIMENTO DE ESCRITOR SÓ VEM "POST MORTE -- 27/11/1999 - 19:51 (Jefferson Carvalho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje fico sabendo, através do jornal, que em 1998 os editores do The New York Times convocaram escritores, críticos e acadêmicos para elegerem os cem melhores livros escritos em língua inglesa neste século. Ulisses, publicado em 1922 pelo escritor irlandês James Joyce, ficou em primeiro lugar.

O citado jornal também me revela - isso eu não sabia - que James Joyce morreu em janeiro de 1941, cego e amargurado. Então, pus-me a conjeturar: ...isso quer dizer que o reconhecimento e a consagração de James Joyce e suas obras viram somente depois de meio século após sua morte!? E o que dizer de tantos escritores e escritoras, tais como: Camões, Álvares de Azevedo, Nelson Rodrigues e outros, cuja consagração, também, veio "post mortem"!?.

Os Lusíadas, por exemplo, só veio tornar-se o grande poema que é hoje após a morte de Camões. A história nos conta que ele viveu e morreu pobre e miseravelmente. Faleceu em total esquecimento que não se conhece a data em que acabou sua vida. No entanto, hoje, tem o título de "príncipe dos poetas", e seu Os Lusíadas é conhecido em todo o mundo - conhecido e consagrado como uma das mais belas poesias épicas de todos os tempos.

Outro exemplo, é a obra de Álvares de Azevedo, que foi toda publicada postumamente. Hoje ele é considerado o que melhor representa a poesia ultra-romàntica brasileira. Escreveu dramas, contos e poesias, como por exemplo: Lira dos vinte anos, Noite na taverna e Macário.

Nelson Rodrigues morreu pobre. Suas atividades de escritor nos jornais rendiam-lhe, apenas, o necessário à sobrevivência. Escrevia com pseudónimos, e assim tirava algum dinheiro. Hoje é considerado um dos melhores teatrólogos brasileiros. Sua peça Vestido de noiva, de 1945, revolucionou a linguagem teatral brasileira. Seus contos já foram narrados até em televisão. Escreveu obras-primas, tais como: Meu destino é pecar, Asfalto selvagem, elas gostam de apanhar, O óbvio ululante e a vida como ela é...

E o que dizer de músicos, pintores e escultores, que tiveram a mesma sorte? Perderíamos muito tempo narrando histórias de gênios da Música Clássica como Mozart, por exemplo, que morreu na indigência. Ou de nossa talentosa Chiquinha Gonzaga, que foi a vida inteira rejeitada pela sociedade da época por ter sido pianista e compositora, atividades incompatíveis para uma mulher naquele tempo. Poderíamos citar, também, que na pintura um quadro só vale fortuna depois da morte de seu pintor. Se não acredita, basta perguntar o preço de um quadro de um Picasso, de um Vangogh ou de um Dali, todos mortos.

Bem...o caro leitor já percebeu, por esses poucos exemplos, como o destino, às vezes, é implacável com certos gênios. E o pensamento que me vem à mente neste momento, ao ler o jornal, é uma metáfora. Penso no destino como sendo uma pessoa cruel e vingativa, que, por inveja desses e de outros gênios, os maltrate e os aflige até o fim de suas vidas, impedindo-os de verem a consagração de suas obras. Mas, a vida, amásia dos gênios, de um modo ou de outro, revela ao mundo que esses gênios passaram por aqui, deixando-nos sua arte, que, afinal, é um tributo à ela, à própria vida.






Jefferson Carvalho
bsbab345@zaz.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui