Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Poder da Lagatixa - crônicas de um depressivo 3 -- 04/07/2003 - 13:50 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Com o apoio de amigos criei um grupo na Internet para debater o tema depressão. Com os depoimentos dos integrantes somados aos dos leitores dos meus artigos em diversos veículos tenho adquirido gradualmente um rico material para esta coluna. Mesmo que no caso da depressão cada caso seja um caso, vou encontrando similaridades nas manifestações da doença entre pessoas diferentes em inúmeros aspectos.

Abaixo um quadro publicado na Revista Época de 5 de maio de 2003, parte da matéria de capa O Desafio da Depressão de Aida Veiga. O veículo apresenta cinco situações que definem quando estamos apenas tristes e outras cinco que caracterizam o que poderá vir a ser diagnosticado por um médico como depressão.

Diz o artigo:
Você está apenas triste quando:
• Chora assistindo a Central do Brasil
• Dorme mais que o habitual
• Assiste a um episódio de Friends para se animar
• Come sozinho uma caixa de chocolate
• Faz sexo sem se preocupar em ter prazer
E está deprimido quando:
• Chora sem motivo horas a fio e não se sente melhor
• Tem dificuldade para dormir, mas é capaz de passar dias prostrado na cama
• Não consegue tomar pequenas decisões
• Não tem vontade de ver pessoas
• Foge de qualquer contato sexual

A revista prestou um grande serviço ao abordar o tema de maneira bastante acessível atacando um dos grandes problemas da depressão: o de uma pessoa julgar por si mesma que está doente quando na verdade não está. De qualquer forma penso que não é através de um veículo de comunicação que alguém deva tirar a dúvida se está ou não com depressão e sim com um diagnóstico médico consistente.

O que a princípio parece encucação ou frescura (um termo muito utilizado por quem não tem a mínima noção do mal) pode ser um sintoma inicial e ser tratado devidamente antes que a doença avance.

Esta reportagem da Época será utilizada aqui em outras oportunidades na abordagem de outros temas ligados à área.

Pela complexidade da questão solicito, através deste veículo, a colaboração de profissionais da área médica que tenham disponibilidade para me auxiliar no esclarecimento de dúvidas que vêm surgindo em número maior a cada dia por parte de leitores e membros de nosso grupo de discussão. Basta entrar em contato pelo e-mail: silvioalvarez@terra.com.br

Convido a todos os interessados pelo tema a participar do nosso grupo de discussão via Internet. Basta enviar um e-mail:
assinar-adepressao@grupos.com.br


Nota do autor:

Segundo a Revista Superinteressante – Mundo Estranho, de agosto / 2002, estrategicamente arquivada, as lagartixas se desfazem da cauda por vontade própria. Não se trata de nenhuma crise masoquista de autoflagelação e, sim, de uma estratégia espertíssima que ajuda o bicho a salvar a vida. Quando perseguido, ele corta um pedaço do próprio rabo, que continua se movimentando, o suficiente para distrair o predador e ele fugir.

A idéia aqui é utilizar esta metáfora animal para simbolizar o poder de recuperação dos seres humanos e suas táticas de sobrevivência. As múltiplas interpretações, incluindo as de mau gosto, do por que da escolha desta figura são fantásticas e enriquecem a discussão. Aguardo a viagem de cada um!

Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.
Ilustração - Bruno César: brunoartes@uol.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui