Usina de Letras
Usina de Letras
220 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A HERANÇA 1 -- 04/11/2006 - 07:20 (ANTONIO LUIZ MACÊDO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A HERANÇA 1
(O ERRADO QUE AGIU CERTO)
Antonio Luiz Macêdo

O Evangelho não nominaliza os dois irmãos. Esta atitude de Jesus é proposital, visto que cada um deles pode receber o nome de cada um de nós.
O protagonista é o Pai e os atores, os filhos: sendo o mais novo o ator principal e o mais velho o ator secundário. Cada qual em seu momento desempenhando a realidade de suas vidas.
O mais novo chama o pai e pede a herança que lhe cabe; ou seja, mata antecipadamente aquele que o gerou porque herança é partilhada após a morte do tutor.
Recebe, não agradece e nem sequer se despede. Sem olhar para trás, sonho nos bolsos e mochila às costas, toma o rumo da estrada. O pai o acompanha com os olhos até vê-lo perder-se na curva do caminho.
Bebedeiras. Orgias. Farras. Aventuras amorosas. O sonho dos bolsos, por fim, acabou e com ele os sonhos do coração. Sem dinheiro, sem amigos, sem emprego, sem crédito, sem ninguém... A única alternativa oferecida: cuidar de porcos. Aceitou.
O pai, em contrapartida, todos os dias à tardinha achegava-se ao alpendre e olhava a estrada, esperando a sua volta. Alguma coisa mais forte dizia no seu coração que um dia... Ele iria voltar. Não poderia matar a esperança. Esperava... Esperava...
O chiqueiro, os porcos, a lama, fizeram do menino um verdadeiro bicho. Magreza indescritível (não podia comer nem a comida dos porcos). Odor insuportável. Aparência repugnante. Cabelos desgrenhados. Roupas rasgadas. Pés descalços. E a pocilga dia e noite exalando o seu odor característico.
Foi neste estado de decadência física, moral e espiritual que naquela manhã sentou-se sobre uma pedra. Silêncio... Olhos perdidos no horizonte, rememora a casa do pai. Bendita reflexão que o impulsiona a descruzar os braços, perder o medo, sepultar o respeito humano e tomar o caminho de volta.
Ainda vinha longe, decorando as palavras que iria dizer ao pai, “Pai, pequei contra o céu e contra ti, não sou digno que me chames teu filho...”, quando os olhos do pai o avistaram. Não se contém. Corre em direção ao filho. O filho caminha lentamente, não tem forças... Enquanto a Misericórdia corre, o perdão caminha.
O pai o acolhe em seus braços. A lama, o odor, a sujeira, a repugnância são purificados no abraço da Compaixão.
Os servos estão perplexos, boquiabertos, estáticos, mudos... A ordem do pai quebra toda a expectativa:
- Tragam a melhor túnica; as sandálias e o anel; matem o bezerro mais cevado. Hoje é dia de festa. Regozijemo-nos porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi encontrado.
Você se encontra neste estado? Atolado ou atolada na lama de um sexualismo desenfreado e sem rédeas? Atolado ou atolada nas bebedeiras que lhe roubam a dignidade de filho ou filha de Deus? Atolado ou atolada na prostituição ou no homossexualismo que devoram e mutilam os seus sentimentos afetivos mais profundos? Deixe-se abraçar por Jesus. É o único remédio! E desse abraço acolhedor e purificante fluirá a força para você cantar vitória. A túnica da Graça revestirá você; as sandálias romperão as algemas de escravo ou escrava; e o anel lhe reconciliará com o Pai, com você mesmo e com os irmãos. O Pai é Deus. O filho ou filha é você. Qual o seu nome? Deixe-se abraçar! O Pai tem pressa. A festa vai começar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui