Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->DIA DA CULTURA (05/11/02) -- 30/01/2003 - 09:45 (Simone Barbariz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DIA DA CULTURA
(por Simone Barbariz)




Hoje, 05 de novembro, é o "Dia da Cultura". Mas será que a Cultura tem o que comemorar?
Vamos fazer uma breve análise de há quantas anda nossa cultura...
Cinema ainda está embrionário, muito embora seja o mais beneficiado pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, mas, mesmo assim, encontra inúmeras dificuldades, principalmente em relação à captação de verbas, pois mesmo tendo incentivo fiscal, as grandes empresas não estão muito afim de olhar com carinho a Cultura.
Artes plásticas ainda é bem vinda e querida entre algumas empresas, mesmo assim, rios e rios de dificuldades para se fazer uma exposição.
Artes Cênicas até que está indo bem, mas também está sofrendo por falta de verba. Se você parar para ler os créditos para a realização de uma peça teatral, verá lá sempre os mesmos nomes, as mesmas empresas que, bem ou mal, investem em Cultura neste País.
Quando o assunto é Literatura, a coisa muda de figura, uma vez que a única menção a ela é "edição de obras relativas às ciências humanas, às letras e às artes". Fala-se, tão somente, em publicação, ficando quaisquer outras coisas relacionadas à Literatura jogada de lado. Temos o exemplo da MultArte, um informativo cultural (que desenvolve outras atividades co-relatas também) que tentou pedir apoio ao Minc (Ministério da Cultura), mas não obteve sucesso, tendo seu pedido negado por não estar enquadrado na Lei Rouanet. Este exemplo não é solitário, tendo vários outros projetos de feiras, fóruns, saraus, festivais, todos relacionado à Literatura, negados.
Engraçado que o MinC nega apoio a Literatura, mas não cansa de publicar o deferimento em projetos de Micaretas, Folias e Rodeios: tudo o que não é relacionado a Cultura. Ou você, leitor, discorda comigo e acha que bunda de fora, letras chulas e incentivo à pouca vergonha é Cultura? Você discorda comigo e acha que judiação de animais também é Cultura? Pois saiba que Rodeios são proibidos no Rio de Janeiro, a Sociedade Protetora dos Animais conseguiu a proibição deste ato criminoso de judiar de animais indefesos.
Voltando à Cultura (e não a falta dela), os agentes culturais e coordenadores de projetos sabem muito bem do que estou falando em relação a dificuldade de se captar verbas. São poucas as empresas que investem em Cultura neste País, mesmo com os incentivos fiscais!
Temos um árduo trabalho pela frente antes de se fazer quaisquer festas para a Cultura, uma vez que não temos o que comemorar.
Há de ser feito um trabalho de conscientização da classe empresarial, mostrando o quão importante é o apoio dela à Cultura, mostrando como ela pode ser beneficiada (uma vez que empresários não "ajudam" de graça, né?).
Vamos lá, leitor! Temos um enorme trabalho pela frente antes de ajeitarmos a grande festa da Cultura...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui