Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A biblioteca flutuante -- 01/02/2003 - 16:47 (Pedro César Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem trabalha com produção de texto enfrenta certas letras e idéias intragáveis, que por vezes é difícil chegar a um denominador comum dentro de um texto - são os ossos da profissão. Mas o que mais agrada é pegar um texto e conseguir chegar até ao fim.
Outro porém, não só chegar até ao fim, mas por consequência compreendê-lo. E esta é a pior parte para o aluno como também para o professor - por um lado em escrever com clareza, por outro lado em entender determinadas idéias. Deixando todos os entraves do lado, que tal pensar em biblioteca flutuante?
Biblioteca - para quem não gosta de ler - já não é nada atrativa, mas se a tal biblioteca for flutuante? Aluno tem cada idéia! E eu concordo com a idéia.
Imagine você chegar na biblioteca e passar por uma pequena porta e começar a flutuar! Os livros todos leves, atrativos - nada de grandes tratados - apenas interessantes. (Coitado dos escritores que gostam de filosofar! Mas o retrato vivo aqui é de uma biblioteca para crianças.) Ou ainda, dentro de uma biblioteca flutuante, ao abrir os livros os personagens também flutuarem: a criação de Monteiro Lobato - o Sítio do Pica-Pau Amarelo flutuando! Que delícia!
Ou, já que não é possível tal façanha, soltar a mente é a melhor maneia de atingir o que imaginamos. Ler e compreender um texto é viajar no tempo, no espaço, conhecer personagens: flutuar! É uma brincadeira sem-fim! É a maravilha do mundo encantado das letrinhas! É descobrir a vida por outro prisma! É ver quão glorioso é o astro sol, a lua, as estrelas, cometas, galáxias... É estar apaixonado por Emília, Visconde, Pedrinho, Rabicó... É viver poesias! É sentir "Isto ou Aquilo", é querer estar perto do céu - "No último andar..." - É amar a natureza, sentir o cheiro da terra molhada pela chuva...
Um pouquinho mais adiante, na pré-adolescência, conhecer grandes heróis como em "O gênio do crime", ou "O rapto do garoto de ouro"; já na adolescência curtir "A moreninha", "A viuvinha", ou ler cronicas - que é um bom passatempo. Ler: é o melhor caminho! Não custa tão caro (ou ainda, até nada quando se dirige a uma biblioteca pública) e não traz consequências maléficas, apenas um vício: o de sempre querer ler mais.
Finalmente, gostaria de entrar num lugar de gravidade zero (creio eu que é assim que se fala) e ao meu redor livros flutuarem; mas enquanto não se pode ter, vou flutuando com os meus pensamentos...

Pedro César Alves
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui