Usina de Letras
Usina de Letras
41 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62278 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10385)

Erótico (13574)

Frases (50666)

Humor (20039)

Infantil (5455)

Infanto Juvenil (4779)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Criptonita e Álcool - Heróis também são frágeis -- 05/06/2002 - 10:18 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O acirramento da disputa pela região da Caxemira entre Índia e Paquistão me fez recordar de um episódio da série "The West Wing - Nos Bastidores do Poder", que o SBT transmite às segundas-feiras. No episódio, a Casa Branca tentava intermediar encontros entre os embaixadores dos dois países em litígio, cada qual prestes a lançar mão de armas nucleares a fim de impor sua vontade ao outro, exatamente como o atual cenário.



À época minha grande curiosidade era descobrir por que razão os EUA tratavam o assunto como se fosse uma questão interna, como se estivesse envolvido diretamente na disputa e seus interesses e soberania em iminente perigo. Achei estranho como o Presidente americano e seus acessores tomavam decisões, pautavam agendas, reuniam-se na Casa Branca pra tratar da disputa tão naturalmente quanto se reúnem em Brasília FHC e seus acessores pra tratar dos aumentos dos impostos, do preço do gás, de como usar a máquina para eleger serra irrita, etc...



Matutando, visualizei uma possível resposta à estranha situação: os EUA são o centro do poder político-econômico mundial e o xerife que cuida da manutenção da lei e da ordem no globo, por isso quaisquer assuntos de outros países que possam representar perigo imediato ao resto do mundo despertam o senso paternal dos americanos, os quais, pelo mesmo impulso que leva Clark Kent a vestir sua roupa de super-homem, logo sentem-se impelidos a assumir sua condição de heróis universais, tomando todas as providências para que a paz mundial seja mantida a qualquer custo. É a versão ianque da Pax Romana, ou a American Peace...



Visualizei um outro ponto de semelhança entre os heróis americanos da série de TV e o Super-Homem: a vulnerabilidade quando expostos a determinadas condições. O Super-Homem é vulnerável à criptonita, por cujo contato perde todos seus poderes. Na série do SBT o chefe de gabinete da Casa Branca fora um viciado em álcool, tendo que recorrer à ajuda psicológica para se curar do mal. Essa fraqueza do homem mais próximo do presidente americano foi revelada à Nação por um dos órgãos do próprio governo, que investigava a conduta dos funcionários públicos. Como demonstração de seu apreço pelo auxiliar mais próximo, o presidente convocou a imprensa e o defendeu, fato que emocionou o recuperado assessor. Os outros funcionários do gabinete bem como familiares do assessor deram a ele seu total apoio. O resultado de tamanho desprendimento que obrigou o Presidente, a imprensa e a Nação a esquecerem por instantes os conflitos que podiam iniciar um guerra nuclear a fim de injetar ânimo e ajudar um homem a superar seus próprios conflitos, foi que, como mero fato coadjuvante, Índia e Paquistão aceitaram conversar pra tentar resolver pacificamente a disputa pela Caxemira, e, fato principal, o chefe do gabinete presidencial viu sua imagem ser restaurada diante de todos os americanos.



Se nossos heróis têm fraquezas como qualquer um de nós, God Blass América pra que os americanos continuem firmes e inabaláveis em sua luta pela harmonia no globo, pois Índia e Paquistão parecem dispostos a dar um final diferente ao conflito real que está pronto a se transformar no pesadelo de toda a humanidade!



Nesse caso, como fazer que a vida imite a arte? Lord, I need your help!!!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui