Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Uma Questão de Observação... -- 25/07/2003 - 03:55 (Vinicius Carlos de Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Era uma vez, uma menina bonita que crescera em uma família de classe média alta. Seu maior prazer era esnobar, aqueles que passavam em sua volta, principalmente pessoas que não tinha muito que comer ou até mesmo vestir.
Vamos, dar um nome para esta menina bonita? Bom! seu nome era Janaína, e seu apelido era Jana...
Porém não distante, perto de sua escola havia uma garotinha que estava a brincar com os restos de uma boneca que havia encontrado no Lixão da cidade! Pobre Menina Pobre!!!!....a tristeza caia, então ao observar tal situação, lá foi a Jana, para conversar com esta menina:

- Que coisa ridícula! disse Jana para a Menina...ela com olhos de lágrimas por ter algo para brincar disse:

- Por quê Ridículo?

- Horas! Ver alguém tão miserável ao ponto de ter uma boneca, faltando cabelos, faltando uma perna, um pedaço nos dedos devido a mordida de cães a procura do que comer...Eu! Tenho a mais cara das bonecas, nunca iria me baixar ao ponto de ficar pegando coisas de Lixão....
A pobrezinha não tinha o que falar, pois não longe dalí estava as amiguinhas de Jana, com um sorriso enorme nos dentes, vendo a amiga fazer o que sabe mais fazer....no entanto a menina ficou calada, se aos seus 13 anos uma coisa que sua mãe ensinou foi não procurar problemas, pois seja feliz...então, virou para a Jana e somente deu um Sorriso e nada disse...
Jana não podia suportar tanto silêncio então continuo a sua conversa....
O tempo foi longo, pois Jana levou muito tempo, humilhando, xingando, fazendo de tudo, somente parou de falar, quando uma amiga pediu então foi embora com as amigas...

Não muito longe dalí estava um senhor sentado num banco e observando a situação, e chegou perto da menina que foi humilhada e disse:

- Não Entendo! Porquê você não disse nada para esta outra menina?

Ela virou para o Senhor com um Sorriso disse:

- Aprendi a respeitar todos, sejam eles, ricos, pobres, metidos ou não....não vale a pena, ficar se machucando por causa disto...um dia ela vai aprender que a vida dá voltas....
O moço agradeceu e saiu!!!
A menina cansada de brincar com sua boneca, porém tão cansada que foi para casa, mas não percebeu que o Senhor havia seguido, depois de espiar onde ela morava, foi embora...

Passaram-se 20 anos, hoje a menina tinha seus 33 anos, quando um certo estranho bateu no seu barraco de alvenaria....

-Boa Tarde! Aqui é que mora uma menina que agora tem a mesma idade que você?

-Que Menina! Respondeu a Garotinha assustada, sem muito se entregar....

-Uma que vivia brincando perto de um colégio com uma boneca velha e que havia falado com um senhor, depois que ela....ela...foi maltratada...

-Sim! Sou Eu...respondeu a menina curiosa...
o Moço pois a dizer...

-Bom! Tenho um documento para você assinar, pois aquele senhor faleceu e a única coisa que ele deixou foi estes documentos, já que ele não tinha família, e achou que você durante 20 anos suportou e sorriu quando as meninas perturbavam você e humilhavam.....Ele passou a vida toda observando quando podia, então! ele deixou para você uma herança, bens, casas, imóveis, carros, empresas etc...ele achou que você merecia...pela sua humildade...você e sua família poderão morar na casa....sua mãe...

-Gostaria muito! mas minha mãe morreu depois de alguns anos....e desde então eu tenho vivido sozinha...(virando para o homem)...Então! agora está explicado porque nunca passei fome...

-Sim! Como você é herdeira, então entrego tudo, por favor, me siga.....

A Garotinha hoje uma moça, era a mulher mais linda e rica que tinha....pegou seus unicos pertences que tinha, a velha boneca, e algumas roupas que ganhara de alguns abrigos e foi, com o homem.....o qual ela com tanta felicidade, não mandou o único homem que estava ao lado do seu benfeitor....ele então ficou com ela responsável, pois ela nada entendia de administrar...então estudou se formou e foi assumir uma das empresas que estava precisando de atenção redobrada....até ela assumir algo havia se passado 10 anos de sua vida, hoje com seus 43 anos, bem cuidada falava fluentemente várias linguas, e foi para a firma...antes como de costume, havia pegado uma peça em seus empregados, pois ela era muito brincalhona, odiava tristeza e se alguém assim tinha, lá estava ela para auxiliar com sua boa vontade...
Jamais se casou, não achava a pessoa certa, para isto.....

Ela chegou na empresa e foi direto para o escritório, onde estava o chefe de sessão esperando ela:

-Senhora! Aqui está a prova que a senhora pediu, investigamos, e descobrimos o rombo que existia, e deixamos a senhora tomar uma atitude, já que a senhora é a dona, então, observe....
(Foi mostrado uma fita, onde havia mostrado as fraudes, os rombos no caixa, mas, a pessoa para ela não era estranha...era uma pessoa que havia passado anos de suas vidas, infernizando ela, humilhando para todos, e lá estava ela, trabalhando na empresa e a situação se inverteu)...

-Disse ela com seriedade, jamais haviam visto isto na Mulher, foi um susto... - Chame esta mulher aqui, antes de chamá-las, chame o Ben e a Polícia...assim que ambos chegarem pode chamar ela....
(Ambos chegaram, a Polícia e o Ben, que estavam sentados aguardando a chegada da Garota)....
Ben se surpreendeu! - Que isto! Você é doida mesmo, vestida deste jeito, como se fosse uma mendiga? uma funcionaria qualquer? o que pretende...
-fique aqui, e participe, pois já havia falado com os policiais.....não se meta, disse ela seria...mas sorrindo....

-Tudo bem! disse Ben sem entender...mas queria ver....
Neste momento chega a garota na sala....

-Pois não! O Senhor me chamou? disse Jana!

-Sim! Você é chefe de sessão financeira desta empresa né?

-Sim eu Sou! o que esta acontecendo aqui?

-Esta mulher estava roubando a empresa, quando você saia para casa, ela entrava e tirava o dinheiro....gostaríamos de comunicar o fato...

-Ah! Disse Janaína! conheço esta mulher é uma miserável mesmo, pois sempre foi assim, tinha tempo que não havia estado com ela, ela desapareceu, e agora aparece roubando o meu setor...(então começou a falar novamente como sempre fazia)...Cadeia é pouco para ela, queria dar um chute nesta Negra, um chute como nunca...Ainda bem que estou aqui empregada ganhando meu dinheiro tenho carros, bens, e vc o que tem a velha boneca que vejo com você....

- Vamos ali para que eu possa pegar alguns papeis e te mostrar quanto prejuízo ela te deu....(disse bem saindo da sala com os policiais, somente ficando um, o qual tirou as algemas e perguntou?)

- Como a Senhora agüentava uma mulher destas, não entendo, realmente eu não iria agüentar...
Ela virou para o Delegado e deu um sorriso e disse:

- Uma vez disse e ainda não mudei, não adianta ficar se machucando com pessoas da Laia dela, bom! agora o Senhor, fique na minha suíte, aproveite e vá fazer um lanche, senão brigo com o senhor...(dando um sorriso enorme)...lá o Senhor poderá ver através do espelho...rs..uso muito para pegar peças aos meus funcionários da faxina, que morrem de susto e depois caem na risada...me divirto com eles...rssssss
(o Delegado disse: - A senhora não existe!)
Ela só sorriu, nada disse...então ele foi...
Janaína volta com Ben e encontra a Mulher sentada na cadeira do Ben, isto foi o fim da picada para Janaína, pois ela virou um tapa na cara da mulher e empurrando-a para o chão...virou para o Ben e disse:

- Desculpa Senhor Ben! Não suporto Negra sentar e ser o que não pode ser....

Ben olhou para a mulher e ela mesmo dolorida, deu um sorriso e um sinal...

Ben saiu do lado da Janaína e foi em direção a Mulher, mas foi interrompida pela Janaína...
-Isto mesmo, coloque ela na cadeia, ladra, negra...(Interrompeu Ben, já mais severo, virando para a mulher disse):

- Desculpa Senhora! Não compreendo como a Senhora pode suportar tanta violência e racismo! Realmente o Senhor Demitre tinha razão, a senhora não existe mesmo....

Janaína, observando aquela situação, gelou, passou mal, ela jamais poderia ter imaginado que fez com a sua Patroa, a Dona da Firma, tanto que foram buscar água com açúcar e colocou ela sentada.....
A Senhora somente disse a única palavra mais séria que assustaram todos:

-Surpresa? Janaina?

Janaína então caiu em lágrimas, mas soluçando disse:

- Por favor! me perdoa, jamais poderia imaginar que a Senhora fosse a proprietária....

-Silencio! Disse a Senhora....
(Todos ficaram surpresos...)

- Agora é a minha vez de falar! Sabemos (mostra o vídeo gravado dos roubos, documentos, tudo para Janaína), que você roubava a minha empresa a muito tempo....por quê? você não tinha dinheiro, pai rico?

- Sim! Tinha! meu pai morreu quando eu tinha 20 anos, ele perdeu todos os bens, até a casa, pois eu ja tinha iniciado a trabalhar aqui e mudado para um apartamento perto do trabalho...
Pois vi a vida ser dura, então como eu havia feito um curso técnico em contabilidade a nível médio, resolvi então fraudar os documentos....pois não agüentava ficar sem comer e perder o meu Status Social, tinha que parecer bem para minhas amigas....o que a Senhora vai fazer agora? Vai me prender? Eu mereço por tudo, mereço desde que comecei a te humilhar, eu mere...(Foi interrompida pela Senhora e seus choro...)
A senhora virou e disse:

- Deveria sim, prende-la por várias coisas, pois crime de racismo não tem fiança e também jamais vc iria sair, além do roubo, você deve ficar presa por muito tempo....(Chama o Delegado para vir até a Senhora...

- Doutor! se entendo bem de Leis, como sou advogada também, e sou empresária, quero que o senhor esqueça tudo que viu aqui....o prejuizo que teve foi menor que qualquer coisa, todo o dinheiro foi recuperado pelos meios legais, então não vou dar queixa alguma...Agradeço pela sua presença aqui e vamos marcar uma hora para acertarmos aquele Jantar....(dá um sorriso,para o Delegado, que vira para a Senhora e diz:)...
- Como falo! e Sempre Digo! A senhora não existe mesmo... Deveria existir mais pessoas como a senhora no mundo....aguardo a ligação da Senhora, para jantarmos...espero que a senhora goste de comida Japonesa..rs...vamos pessoal....( o delegado sai, ficando somente Ben, Janaína, e a Senhora, que continua a falar...)...

-Ben! Estamos precisando arrumar algumas coisas para Janaína, temos um quarto sobrando na mansão...ligue para a Maria e peça para arrumar ele, até que a Casa de Campo esteja consertada para Janaína morar lá....

- Sim Senhora! Vou ligar agora...aliás a senhora tem uma audiência daqui a 7 horas na Bahia... quer que eu peça para abastecer o jatinho particular e faça a reserva no hotel da senhora? ou a Senhora vai ser teimosa e ir de ônibus...

-Tudo bem! Desta vez vou de Jatinho e pode fazer a reserva, pois vou levar Janaína comigo, aproveita e veja se está tendo cursos de direito na nossa faculdade, pois quero que ela estude, sei que é inteligente e vai me auxiliar....E outra coisa Ben...Teimosa é a...(Depois da brincadeiras e risadas, Ben saí e vai fazer o que foi solicitado)
Janaína sem entender ainda com coração cheio de tristezas e também envergonhado, após ver aquela que ela humilhou mais de 20 anos, era uma pessoa simples e sempre feliz, mas mesmo assim virou para a Senhora e disse:

- Por quê? Porquê a senhora está fazendo tudo isto comigo, depois que eu fiz a senhora aqui nesta sala e durante 20 anos, esnobando, humilhando, fazendo tudo que fiz, por quê, queria entender??????

- Janaína, o fato de você ser como era, simplesmente não queria dizer que você era ruim, só que estava passando por dificuldades, e referente aos 20 anos, é passado, e o que aconteceu hoje, é passado a partir que eu falei, esqueci, pois compreendo sua razão, o porquê faz tudo isto....Chamo de Influências, nada mais....
Um sorriso apareceu na Janaína, que vai levar um tempinho para se recuperar do que fez, mas um sorriso, virou para a Senhora e disse:

-Todos têm razão! A senhora não existe....A Senhora é um Anjo na Terra...não tenho como agradecer a senhora depois de tudo....
(A Senhora interrompeu e disse)

- Esquece Janaína é passado, amanhã é um novo dia, enquanto ser anjo, não sou não! sou apenas uma Senhora que soube viver, que soube ser feliz nas mais difíceis situações, e que sempre tem uma porta quando a outra se fecha.....agora vamos...pois tenho que ir ao aeroporto pegar o jato, senão perco a audiência e vc vai comigo, vamos?

Janaína sai com a Senhora e vão ao Aeroporto, mas antes, Janaina ver mais uma coisa...A Senhora que ela maltratou, era brincalhona e também humilde, sincera em suas palavras, adorava brincar...mas Janaína fez uma pergunta que jamais havia feito na Vida, pela primeira vez em 20 de sua vida....

- Qual é a o nome da Senhora, até agora não sei...

A senhora vira para Janaína dá um tremendo sorriso e fala....

- Esperança, este é o meu nome, prazer e o Seu?

- Janaína, o prazer é meu....

Ambas saem juntas abraçadas, Esperança adotou a Janaína que era 7 anos mais nova como irmã, e foram felizes para sempre...aliás, dizem que até hoje Janaína é uma excelente promotora, enquanto a sua tutora Juíza aposentada, continua aprontando muito com todos....

FIM.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui