Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Simbolismo – Arte Moderna -- 06/06/2002 - 01:24 (Paula Valéria) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Pouco depois do fervilhar do Impressionismo (artigo I )e do Neo-impressionismo(extensao artistica do anterior), o Simbolismo chega aos saloes da charmosa Paris do final do seculo 18, em 1886.

“ Vestir a ideia de uma forma sensivel” . Este seria o pensamento condutor deste estilo de pintura e literatura da Arte Moderna na Europa, antecedendo a Art Noveau.



Artistas adeptos ao movimento Simbolista , rejeitaram o realismo, acreditando que a pintura deveria retratar um estado da mente e suas ideias pulsantes e nao apenas descrever o que seria facilmente visivel e identificavel no mundo em que vivemos e nos relacionamos.

Isto seria apenas continuar a descrever o obvio.

O sentido maior passa a ser de que a pintura eh um processo imaginario de criacao e nao apenas de visao.Seria a funcao de conseguir descrever em imagens subjetivas tudo aquilo que nao vemos mas sentimos e sabemos ao cruzarmos as fronteiras da razao/emocao atraves da percepcao visual de sensacoes como serenidade, desejo ardente,fe,medo e paz.

Objetos nao tangiveis. A grande questao do Simbolismo entao, passa a ser o exercicio de expressar nas mais variadas pinceladas suas representacoes das questoes intangiveis.

Os temas mais explorados estao relacionados a morte,pecado,erotismo,mitologias, os ritos religiosos – os ritos de passagem - e suas expiacoes.

Converter os sentidos do senso comum em tracados e cores que retratam cada individuo ou questao focalizada em singular momento da observacao do artista.



Temos como analise , um dos artistas mais polemicos deste periodo, que veremos a seguir.

Os termos “cloisonnisme” (alveolismo) e Neo- tradicionalismo surgiram basicamente da obra de Paul Gauguin,que fecha os arabescos fortemente apoiados em vastas superficies unidas pelas cores fortes, puras e justapostas sem transicao de tons.

Sacrificar tudo a cor pura, exaltando a superficie,elevando a linha do horizonte,suprimindo a perspectiva.Gauguin costumava dizer ser preciso ir alem da frisa de cavalos do Partenao – retratos da nobreza e suas hierarquias ,muito em voga na epoca – e assim buscar as civilizacoes arcaicas: micenica,egipcia,cambogeana.Ele simplesmente se recusava a reproduzir o que era vigente na arte ocidental, naquele momento.

As formas que pintava eram simples, as cores chapadas e nao havia interesse na profundidade ou na perspectiva .Como pintor, personificava o desejo vigente da virada do seculo buscando o retorno a ideia do romantismo e da vida primitiva.

Na sua vida pessoal, tomou a atitude radical de ir morar no Tahiti, deixando para tras sua familia e carreira – esta , ja em fase de sucesso.No seu livro “ Noa Noa” - o qual escreveu sobre sua nova vida neste pais – expressa em sintetica sentenca o que significava para ele esta nova postura estetica e paralelamente, de vida : “ Eu escapei de tudo o que eh artificial e convencional. Aqui, eu entrei no processo da verdade pura me tornando um individuo unificado com a natureza”.

A partir dai, ele comecou a capturar o impulsivo,o instinto imediato da arte primitiva.

Gauguin foi quase que o primeiro a utilizar a cor por razoes puramente decorativas ou por propositos estritamente emocionais. Tudo isso reunido, somando-se a sua grande capacidade de sintetizar e simplificar- em um estilo nao-naturalista de pintura - fez dele um dos pintores e artistas que mais contribuiram para a arte moderna.

O Sintetismo de que falamos aqui, eh assim definido por Maurice Denis : “ Sintetizar nao eh necessariamente simplificar no sentido de suprimir certas partes do objeto, eh simplificar no sentido de tornar inteligivel. Eh hierarquizar,submeter cada quadro a um so ritmo, a uma dominante, sacrificar, subordinar, generalizar”.

Vemos que o Simbolismo eh mais do que o conceito de trabalhar na pintura os simbolos de uma sociedade e sim, um estilo que busca o intangivel; o nao – convencional como quadro figurativo ; a busca pelo sintetizar; e pela expressao em formas e cores do primitivo, seus impulsos, instintos e suas emocoes.

O termo Nabismo, quase que um desdobramento ou uma extensao do Simbolismo, tambem comeca a ser usado mais proximo da virada do seculo – acerca de 1900 – sabemos que eh de origem hebraica, signicando “os profetas” e foi dado pelo poeta Cazalis.

Na verdade, muitos desses jovens artistas Simbolistas se auto-denominavam “ Nabis”ou Nabistas.





Principais Artistas Simbolistas (e Nabistas):



Paul Gauguin (nasceu Paris 1848 – faleceu Tahiti 1903)

Ferdinand Hodler (nasceu Bern 1853 – faleceu Geneva 1918)

Maurice Denis (nasceu Graville 1870 – faleceu Paris 1943)

Odilon Redon- (nasceu Bordeaux 1840 – faleceu Paris 1916)

Kees Van Dogen (nasceu Delfshaven 1877 – faleceu Monaco 1968)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui