Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lilás ou Violeta -- 06/02/2003 - 21:51 (Valéria Tarelho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LILÁS OU VIOLETA
Valéria Tarelho

Acordei às 3h50min, ou melhor, esse foi o horário em que resolvi pular da cama, porque nem cheguei a dormir. Vi o dia de hoje despontar à minha frente em tons rosáceos e azul-celestiais. Antes, porém, tudo era escuridão. Fiquei divagando. Que magia será essa operando na natureza, que a mim é negada? Por que, como em um passe de mágica, eu não possa deixar de ser amargurada para, enfim, resplandecer? Isso me lembrou um poema que escrevi, inspirada no "Conto Monocromático", do grande João Andrade. Em meu poema, "Violeta ou Lilás", invejo (inveja branca) os tons de azul do mar que o poeta está a contemplar. Invejo, porque daqui, da ilha onde me encontro, só vislumbro um brejo de águas turvas e sem cor... um breu intenso.
Coincidentemente, ontem recebi uma mensagem por e-mail que trazia no assunto: "De que cor é sua vida"? E tecia vários comentários sobre cores diversas... Olhando para este céu, rememorando o poema e a mensagem de ontem, só pensava em cores, tentando encontrar uma que se adequasse à minha vida. Constatei, infelizmente, que minha vida é pincelada, gradativamente em tons de cinza; do mais escuro ao mais claro, esmaecendo conforme os dias: mais sombrios ou mais amenos. Cinza, em degradê... nenhuma outra tonalidade.
Não que eu queira o cor-de-rosa, porque a vida, sem problemas, é sem graça. E de onde fluiria minha prosa? Magenta, nem pensar! Seria muita felicidade para quem está à beira do negro-abismal. Mas ao menos alguma outra matiz, que não cinzenta. Talvez um lilás, ou violeta, para tingir os meus dias desbotados e fingir-me de feliz.
"A vida é da cor que a gente pinta", dizia a mensagem. Sou assim, apática, devido à minha paleta monocromática: ligeiramente preta.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui