Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O Poder da Lagartixa - crônicas de um depressivo 9 -- 01/08/2003 - 17:49 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ontem aconteceu algo inusitado. Precisei buscar um documento na administradora do meu condomínio. Notei que estava ao lado do consultório do psicanalista que me atendeu, por um bom tempo, há dez anos atrás. Tomei coragem e decidi visitá-lo.

Ele penou muito comigo na época. Acompanhou um dos piores processos de autodestruição. Em seu consultório peculiar parecia que voltava ao passado. Os acontecimentos retornaram como se houvesse uma tela de cinema em meu cérebro. Rememorei inúmeros acontecimentos julgados esquecidos. Lembranças incômodas. Cicatrizes que carrego e obrigam a lembrar constantemente tudo o que vivenciei. Estas marcas são dolorosas, porém essenciais. Graças a elas permaneço sempre alerta frente aos mecanismos capazes de me conduzir às crises do passado.

(...) Orai e vigiai.

Após a rápida, porém marcante visita, conclui que a finalidade inconsciente de rever o doutor não era mero turismo, cortesia. Queria mostrar o quanto estava bem. Qual a finalidade? Satisfação do ego? Será? Sim. Não vejo nenhum problema nisto. Todavia, ainda não atinei por completo a razão do meu ato. O que importa é que revi um profissional competente que empregou seus esforços a meu favor o quanto pode. Não o auxiliei nem um pouco. Ao contrário, atrapalhei um bocado.

Atualmente, sem acompanhamento médico, domando a depressão a meu modo, gostaria de deixar bem claro que sem o amparo e aprendizado obtido com os inúmeros profissionais que cuidaram do meu caso não teria sobrevivido ao pior da crise.

Quando diagnosticada a doença em grau elevado é incabível e insano pensar em dar uma de super-homem sozinho. Impossível. No meu caso, mesmo depois do diagnóstico, não faltaram aquelas dicas comuns e inconseqüentes de balcão de boteco: - que médico que nada, isto passa. Levou quinze anos para passar e não passou totalmente.

Pela complexidade da questão solicito, através deste veículo, a colaboração de profissionais da área médica que tenham disponibilidade para me auxiliar no esclarecimento de dúvidas que vêm surgindo em número maior a cada dia por parte de leitores e membros de nosso grupo de discussão. Basta entrar em contato pelo e-mail: silvioalvarez@terra.com.br

Convido a todos os interessados pelo tema a participar do nosso grupo de discussão via Internet. Basta enviar um e-mail:
assinar-adepressao@grupos.com.br


Nota do autor:

Segundo a Revista Superinteressante – Mundo Estranho, de agosto / 2002, estrategicamente arquivada, as lagartixas se desfazem da cauda por vontade própria. Não se trata de nenhuma crise masoquista de autoflagelação e, sim, de uma estratégia espertíssima que ajuda o bicho a salvar a vida. Quando perseguido, ele corta um pedaço do próprio rabo, que continua se movimentando, o suficiente para distrair o predador e ele fugir.

A idéia aqui é utilizar esta metáfora animal para simbolizar o poder de recuperação dos seres humanos e suas táticas de sobrevivência. As múltiplas interpretações, incluindo as de mau gosto, do por que da escolha desta figura são fantásticas e enriquecem a discussão. Aguardo a viagem de cada um!

Silvio Alvarez é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.
Ilustração - Bruno César: brunoartes@uol.com.br





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui