Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->TAL MÃE, TAL FILHO -- 11/11/2006 - 10:56 (ANTONIO LUIZ MACÊDO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TAL MÃE, TAL FILHO!
Antonio Luiz Macêdo

No contexto judaico da Palestina do tempo de Jesus, ao homem cabia a responsabilidade de provedor do lar; enquanto que a mulher responsabilizava-se pelas tarefas da casa e a educação religiosa dos filhos.
Maria era uma hebréia autêntica. Mulher orante e fiel, transmitira ao menino Jesus, desde a mais tenra infância, o temor de Deus: uma reverência profunda ao Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó; o Deus três vezes Santo; o Deus vivo, onipresente, onipotente e onisciente. Jesus assimilara de tal forma os ensinamentos da Mãe que, aos doze anos de idade, discutia com os doutores da Lei no Templo de Jerusalém.
O preceito sabático vivenciado na freqüência à sinagoga tornava-se evidência do crescimento do menino em “idade, sabedoria e graça, diante de Deus e diante dos homens”. Jesus crescia e se desenvolvia vendo a Mãe testemunhar o que dizia. A coerência de Maria estampava-se em seus atos e gestos.
Quantas vezes em conversas íntimas ela o havia revelado o mistério que a envolvia; o anúncio do anjo; a visita à sua parenta; a estrebaria de Belém; a fuga para o Egito... E ele ouvia. Apenas ouvia. Relatara a profecia do Magnificat: “...De agora em diante todas as nações me proclamarão bem-aventurada...”
É partindo deste ponto que faremos a nossa reflexão. Eu penso que se todas as bíblias desaparecessem da face da terra e restasse unicamente as “Bem-aventuranças” proclamadas por Jesus no Sermão do Monte, estaríamos com a sinopse de toda a Palavra de Deus. Sinopse e ao mesmo tempo homenagem, elegia, elogio à Mãe.
Somente quem presenciou e compartilhou esta experiência pode transmiti-la. Ao sair de casa para iniciar a missão levara no coração o adensamento de todas estas realidades. Somente a Bem-aventurada poderia inspirá-lo a compor as Bem-aventuranças.
● Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
Houve, há ou haverá na face da terra alguém tão despojada quanto Maria? Escrava por excelência, não tinha direito a nada. Era nada. Por isso é mãe do Filho Pobre!
● Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Lágrimas em Belém; lágrimas no Egito; lágrimas em Nazaré; lágrimas em Jerusalém... Lágrimas! Por isso é mãe do Filho Humano!
● Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
A paz inquieta à procura do filho que se perdera. Balbucia: “Filho, não sabias que teu pai e eu estávamos apreensivos?” Por isso é mãe do Filho Manso!

● Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
No Magnificat ela cantara: “Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes; saciou os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”. Por isso é mãe do Filho Justo!
● Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
Em Cana ela sofre, se compadece pela falta de vinho. A Misericórdia atende a misericordiosa. Por isso é mãe do Filho Compassivo!
● Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Cheia de Graça; filha dileta do Pai; mãe carinhosa do Filho; e esposa amantíssima do Espírito Santo... Quem mais pura do que ela? Por isso é mãe do Filho Puro!
● Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Shalom! Shalom! Shalom! Sua saudação ainda hoje percorre o universo, desde a Visitação. Por isso é a mãe do Filho Pacificador!
● Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
Belém, Egito, Nazaré, Herodes... Por isso é mãe do Filho Perseguido!
● Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
Grávida antes do casamento... Impropérios; dedos apontando; mudanças de trajeto; o noivo querendo deixá-la em segredo... Por isso é mãe do Filho Caluniado!
Bem-aventurada, bendita, feliz é a Mãe! “Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Por isso a Mãe do Filho Ressuscitado está no céu de corpo e alma, como Rainha dos Anjos e dos Santos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui