Usina de Letras
Usina de Letras
214 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Turcos destroem igrejas no Chipre -- 11/11/2006 - 15:52 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Presidente do Chipre mostra ao Papa fotos de igrejas destruídas por turcos

WWW.ZENIT.ORG

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 10 de novembro de 2006 (ZENIT.org).- Ao ser recebido em audiência esta sexta-feira por Bento XVI, o presidente da República do Chipre, Tassos Papadopoulos, mostrou ao Papa um livro de fotos das igrejas destruídas na parte norte da ilha ocupada pela Turquia.

Segundo revelou mais tarde o próprio Papadopoulos em uma coletiva de imprensa, ao ver estas imagens o Papa confessou que estava «profundamente preocupado».

O presidente convidou o Papa a visitar o Chipre, e o bispo de Roma, segundo revelou o chefe de Estado, não lhe disse que não, mas tampouco pôde confirmar.

A viagem, considerou Papadopoulos, poderia ter lugar com motivo da possível visita de Bento XVI à Terra Santa, pois o Chipre é pátria do apóstolo Barnabé e lugar importante na vida do apóstolo Paulo.

Após recordar ao Papa que no Chipre a Igreja está presente desde o ano 38 d.C., o presidente constatou que na parte da ilha ocupada pelos turcos quase todas as igrejas, «menos algumas que se podem contar com os dedos de uma mão», «converteram-se em clubes noturnos, em hotéis, estábulos e locais militares».

O presidente revelou que não discutiu com o Papa o tema de sua viagem apostólica à Turquia, prevista de 28 de novembro a 1 de dezembro.

Após a audiência, Papadopoulos conversou com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano.

Segundo explica uma nota publicada posteriormente pela Santa de Imprensa da Santa Sé, «os cordiais colóquios permitiram uma troca de informação e opiniões sobre a atual situação do Chipre e sobre as perspectivas futuras, à luz do compromisso da comunidade internacional, prestando particular atenção às condições em que vivem e atuam as diferentes comunidades cristãs da ilha, e constatando com satisfação a liberdade de que gozam os fiéis católicos».

Nos encontros também se discutiu a situação da Europa, em particular o processo de integração do velho continente, sublinhando a necessidade de «um diálogo entre as culturas e as religiões que favoreça a aproximação recíproca».

Por último, também se falou da «situação internacional e, em particular, da acolhida reservada pela República do Chipre aos refugiados com motivo do recente conflito no Líbano».

Na tradicional troca de presentes, o presidente do Chipre entregou ao Papa um ícone da Virgem com Jesus, do século XIX, procedente de uma igreja destruída na zona de ocupação turca, assim como o livro com 300 fotos de igrejas destruídas.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui