Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Quinhentos -- 03/08/2000 - 17:35 (Luciano Seade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sei que vou chover no molhado. Mas resolvi falar, pois se não sou eu, outros falarão. É sobre os nossos quinhentos anos. Escrevo "quinhentos" para não gastar o sinal numérico mais visto nos últimos meses... Disse meses? O relógio Global começou a contar essa data ainda era 1998. E passou rápido! E daí?

Meu espaço aqui vai para o lado, digamos, musical da coisa. Me indignou assistir, em parte, a comemoração Global do aniversário dos quinhentos. A música dos quinhentos não passou de repassagem de som dos últimos.. digamos 20 (vinte pode ser numérico) anos. Gostos à parte, tocou de tudo: rock, axé, sertanejo, balada, pop e outros rótulos. Como se fosse eles que representassem nosso quinhentos anos.

Porque não colocaram os sons do samba (aquele primórdio, o samba "samba")? Porque não subiram ao palco índios tapajós cantando e dançando - pois a performance de alguns artistas que ali se apresentavam eram mais performáticas dos que musicais? Porque não subiu ao palco escolas do Rio cantando o carnaval que o brasileiro tanto gosta, mas parece que somente na época certa? Querem música mais brasileira do que as de Carnaval? Porque não repentistas? Porque não rappers, metaleiros, bregas, etc...? Vergonha? Respostas são muitas, mas o fato é que o show nada mais foi do que mais um show Global com a desculpa dos quinhentos anos.

Já que não tinha pão, armou-se um mega-circo..., desculpem, mega-espetáculo com bandas nacionais cantando os quinhentos anos. Legal as bandas, legal os shows, mas é uma baita hipocrisia. Baita é expressão de gaúcho para enorme, grande mesmo. E se tratando de hipocrisia, foi (e é) uma baita baita! Legal os Raimundos cantarem com a camiseta de explorados. Legal os Paralamas cantarem "Que País É Esse?". Legal os discursos contra a miséria, fome, etc. Mas, desculpem, a hipocrisia continua. Mesmo eles não tendo "culpa" de estarem ali, o discurso adianta muito pouco. A massa não capta assim, fácil. A camiseta de Rodolfo "quinhentos anos de exploração" foi o que mais chamou a atenção.

Revoltas à parte, querem um programa com a real música brasileira dos quinhentos anos? O programa da Mtv, apresentado pelo mestre Gilberto Gil. Esse sim está fazendo uma exploração por nossa terra brasilis e desvendando os tipos de música diversos que fizeram história. E esses mesmos sons influenciaram muita gente, que influenciou outras e que aqui estamos. O som de hoje é o resultado momentàneo disso. E será a base para o som de amanhã.

Bom, é a minha maneira de protestar contra essa comemoração sem sentido. Para os verdadeiros brasileiros, os índios, mais ainda. Ah, e não ligue para as inúmeras inclusões da palavra "quinhentos" pelo texto. Foi proposital. Quando você ler 500, lembrará da festa. Quando ler "quinhentos"...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui