Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62297 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50688)

Humor (20041)

Infantil (5462)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6214)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minha Aldeia I - 18 O Siri -- 13/02/2003 - 15:19 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Siri



Naquela época eu estava estudando, à noite, no Ginásio Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, na Rua Manoel Rabelo, 593 Vila São Luiz. O Aquino, como sempre foi conhecido, tinha a simpatia dos alunos de outros colégios, inclusive. O time de futebol de salão era muito bom e seu ídolo, o Vilela, dava muito trabalho aos adversários nos torneios intercolegiais. O ensino tinha reconhecimento geral entre os professores, tanto da rede pública quanto da particular. A banda musical nas paradas de 25 de Agosto era das mais aplaudidas e mais afinadas.

Dois de meus melhores amigos e colegas de turma eram o Pedro e seu primo Sérgio.

Nessa ocasião, eu comprara a minha primeira bicicleta. Era uma Gulliver que só de longe lembrava a marca famosa. Estava no osso e enferrujada, que mais parecia um siri de duas rodas e desconjuntado. Não importava: era a minha bicicleta. No primeiro dia que eu fui ao Aquino com ela, dei o maior dos caprichos no cerimonial de limpeza e lubrificação, para que ficasse ao menos apresentável.




Descendo pela Rua Vileta, peguei a Duque de Caxias e fui embora. Na Avenida Itatiaia, um lotação dirigido por um espírito de porco, quase me derrubou. Mas a minha alegria era tanta que nem me incomodei, fui em frente.

No Ginásio, deixei a dita cuja no pátio interno, fazendo companhia a várias outras e fui assistir às aulas.

A minha ansiedade pelo término das aulas para que voltasse a pedalar pelas ruas da Vila São Luiz, só não foi maior do que a minha perplexidade de não encontrá-la no pátio.

Haviam roubado a minha bicicleta logo na primeira viagem ao Ginásio Municipal Expedicionário Aquino de Araújo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 172 vezesFale com o autor