Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aos Alunos do Colégio Modelo -- 13/06/2002 - 21:09 (Josei Fernandes Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
À,

Todos que puderem ter a oportunidade de absorver o ideal desta carta.



“Que destas linhas, cresçam e proliferem opiniões que ponham em cheque o processo pelo qual passamos, desde o ABC até os ensinamentos sociais, políticos e filosóficos”.



Desde pequenos na escola.

Nela crescemos, aprendemos a ler, a escrever...e ..., acho que só.

Desde pequenos na escola assistindo a exemplos cruéis do que não devemos fazer. Cenas (às vezes ridículas) de desavenças, discussões inúteis e disputas por poder. Minha própria escola, esta que deveria ser um local de estudo absoluto, um santuário de conhecimento e aprimoramento intelectual, transformada em uma reles arena unicamente posta à duelos entre educadores.

E-DU-CA-DO-RES, que palavra! Algum professor de português por aí me corrija, mas esta palavra está sendo empregada corretamente?



"Educar v.t. e p. promover a educação de (alguém), ou de si mesmo; instruir(-se). § educador (ô) adj. e sm."



Ao observar com certa profundidade os exemplos que nos são dados diariamente na escola, vejo que este termo está muito longe de ser usado corretamente. Tome como exemplo a eleição para direção que se realiza em grande parte da cidade. Que vexame! Bate bocas, discussões, ofensas, golpes baixos, tramas, “arapucas e maracutaias”, como dizia o Menino Maluquinho do Ziraldo, enfim, é esse o conhecimento que querem nos passar? É esta a boa convivência que querem nos ensinar? Deixar de lado os valores civis por picuinhas e um cargo de diretor.

Pergunto: - Como podemos pensar em mudar os governos, se aqui pertinho de nós, na nossa escola, na nossa comunidade, agimos da mesma forma? De nada adiantará pensarmos longe, enquanto aqui ao nosso redor continuarmos fechando os olhos para as coisas que julgamos erradas, para as coisas que julgamos, condenamos e sentenciamos erradas. Afinal, este é o ponto de partida, o Colégio. É apartir dele que devemos formular nosso caráter e nossa ideologia e é nos educadores que iremos nos espelhar. Por isso a minha preocupação em que tipo de seres humanos estamos formando em nossas escolas, se acabam os alunos por seguirem os maus exemplos dos professores.

Gostaria de ser tão maquiavélico quanto um príncipe para afrontar de forma sutil seus métodos educacionais, mas a situação intelectual herdada deste sistema, coloca-me nesta situação de anonimato. E aprendi bem, devo dizer. Estou aprimorando o conhecimento que recebi.











“Depois de 20 anos na escola, não é difícil aprender, todas as manhas e o seu jogo sujo, não é assim que tem que ser. Vamos fazer nosso dever de casa, e aí então, vocês vão ver: suas crianças derrubando reis, fazer comédia no cinema com as suas leis...”(Renato Russo)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui