Usina de Letras
Usina de Letras
73 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Sans Culotte e o Povo Hoje -- 24/10/2002 - 13:15 (enio silva pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sans Culotte e o Povo Hoje

Sans-Culotte : A nobreza vestia habitualmente um tipo de calça justa denominada culotte . Já os populares que moravam nas cidades vestiam calças largas. Daí a origem dessa expressão. Camada social urbana de aproximadamente 200 mil pessoas , composta por artesãos, aprendizes de ofícios , assalariados e desempregados marginalizados: chamados também de sans-culotte por não usarem , como os nobres, os calções curtos com meias.Sans-Culotte era a camada social urbana mais pobre da sociedade da época . Suas principais reivindicações eram a abolição dos privilégios e a instauração da igualdade civil. Eles eram junto com o terceiro estado quem pagavam as mordomias da nobreza e já estavam fartos desses repetitivos desmandos na situação político-social da França. Na verdade eles foram manipulados por a burguesia e os cabeças pensantes da época a dizer não a política social emergida pela nobreza , eram como bonecos de pano. Ao meu ver Tanto Robespierre, Marat, Danton e os outros pretusores dessa revolta se aproveitaram do momento delicado da situação na França e instauraram com o povo essa revolta, para a tomada do poder, pois dentro do próprio partido Jacobino havia grandes divergências de pensamentos que foram unidas por um só propósito, o poder. E mais uma vez o povo foi feito de bobo e usado com Maria vai com as outras.
Nos dias atuais a situação enquanto o povo menos favorecido não é muito diferente, continuam com os menos aspectos de mazelas e de pobreza, só se multiplicaram em milhões a proporção dos povos carentes, mas os mesmos problemas de sempre continuam a se perpetuar em muitos paises de 3º mundo, é o caso do Brasil, mas especificamente no nosso próprio estado, isso mesmo , no Maranhão ainda as mazelas entre seu povo parecem nunca acabar. Depois de tantas centenas de anos a situação é a mesma, tanto quanta parecida, o povo continua se marginalizando, o desemprego é o maior já atingido em toda a historia , a fome que alastra o interior parece não surtir efeito na cabeça dos poderosos,e o pior é que naquela época teve revolta e nada adiantou.
Sans Culotte e a população Pobre de hoje tem as mesmas características e a mesma vontade de mudar, de crescer na vida e de não passar mais humilhação para os mais favorecidos da conta ou de sobrenome ou por conta de desmandos. Os dois têm características em comum, como roupas rasgadas, sem opção de empregos ambos recorrem ao mundo da criminalidade, em caso de querer um novo rumo, todos estão dispostos a lutar nem que seja com a própria vida como foi na Revolução e como foi em Eldorado dos Carajás, para garantir a veracidade de seus anseios, o que mais os diferem ,seria talvez apenas o tempo, e os meio sociais mas a luta, o sacrifício , a movimentação em torno da liberdade é e foram a mesma.
Hoje em dia o povo também é manipulado, ate mais, pois os meios de manipulação são maiores e o nível de ignorância é o mesmo. Ainda existe muito que se fazer para mudar essa situação porque realmente se fosse fácil alguém já tinha feito, mas só uma alguém não tem o poder de mudar, se naquela época Robespierre tinha a maioria e foi derrotado, tão unicamente só quem tem a força de mudança são todos os interessados do movimento, porque sem o apoio de todos pouco ou nada pode ser feito.
O povo de hoje também passa fome, também passa por uma crise, também é ignorante, também quer mudança passaram-se aproximadamente 3 séculos e parece que nada mudou e que tão pouco foi feito, mas que pelo pouco que foi feito aprendemos simplesmente que:
Se rebelar pelo simples fato de protesto não surte efeito contra os desmandos dos poderosos, é preciso apontar caminhos seguros,resoluções praticas e que fazem efeito imediatamente, e nada de anarquia ou desespero.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui