Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Minha Aldeia II - 19 Tiroteio -- 17/02/2003 - 10:19 (pedro marcilio da silva leite) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Tiroteio na Loja de Brinquedo



Eu fazia um bico de fim de ano na loja de brinquedos. Trabalho temporário. A loja ficava na Avenida Presidente Kennedy, onde hoje fica o cinema Santa Rosa. Tinha como vizinhança a prestigiosa Lojas Ducal, que era quem vestia os homens elegantes à época.

Nilton,o gerente, tinha altura mediana, moreno, cabelos lisos e uma característica peculiar:era seu jeito singular de estar sempre com a cabeça inclinada para o lado, inclusive quando andava. Gente muito boa.



A bem da verdade eram três lojas, intercaladas: uma vendia produtos de umbanda e outros sincretismos em geral; outra vendia armamentos e fogos de artifícios; e a terceira era a alegria das crianças no Natal. Eu, por ser muito jovem,passava a maior parte do tempo vendendo brinquedos, o que não me impedia de vender revólveres e munições. E muito menos de socar pólvora em cabeças de nego no depósito que havia nos fundos da loja.

Naquele final de ano, eu não lembro se havia inflação ou se a mesma era baixa ou alta, mas a loja estava vendendo muito bem. Ela estava sempre cheia. Alguns brinquedos, como os velocípedes, que ficavam na porta da loja, eram amarrados uns aos outros para dificultar a atuação dos amigos do alheio.

Num dia de pouco movimento, um homem segurou um velocípede e tentou levá-lo. O Nilton viu e foi tirar satisfação quando começou um bate-boca entre eles. Num dado momento, o homem atravessa a avenida e vai a uma loja, também de armamentos e compra uma pistola e munições, voltando em seguida. Já na calçada, enlouquecido, começa a atirar em cima do gerente. Correu gente para todos os lados. Escondido atrás do balcão, eu só via o Nilton trocando tiros com ele.

Outro dia, no forró da Praça Humaitá , o encontrei com sua esposa. Ele ostentando os cabelos grisalhos, mantinha a cabeça levemente inclinada, como sempre. Grande Nilton!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 5Exibido 171 vezesFale com o autor