Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O FANTÁSTICO MUNDO DOS NOMES ESQUISITOS -- 18/06/2002 - 06:56 (guido carlos piva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PARECE BRINCADEIRA!



Amigos! Vocês podem até achar que o que irão ler é brincadeira. Contudo o que vou lhes retratar é verdadeiro, triste e muito sério! Pois bem, dias atrás postei um conto aqui em nossa Usina de Letras, retratando sobre a história da luta de uma mulher, de nome Vulvete, para conseguir trocar em cartório o seu vexatório nome.. (leia “TROCA DE NOME” na minha relação de contos postados aqui na Usina). Aliás com relativo sucesso, haja vista que recebi diversos e-mails comentando essa minha postagem. No entanto, entre os emails recebidos, um deles me deixou pasmo e porque não dizer petrificado pelo que li e acabei constatando o que não queria crer, tanto que após as devidas adaptações resolvi fazer nova postagem.



O FANTÁSTICO MUNDO DOS NOMES ESQUISITOS





É sabido por muitos da criatividade e imaginação do nosso povo brasileiro em inventar nomes para seus filhos. A quantidade e diversificação de nomes esdrúxulos são algo de fazer arrepiar de indignação a qualquer pessoa de bom senso. Mas confesso, tinha minhas dúvidas quanto à veracidade de alguns deles. No entanto, não só comprovei suas existências, como ainda estou pasmo com o acontecido. Na verdade não sei se rio ou se choro.

Abaixo, passo a relacionar nomes diferentes de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil. O objetivo não é de ridicularizar, mas de trazer uma pequena amostra da criatividade do povo brasileiro. Tive cautela na pesquisa feita na internet, tanto que passo literalmente o conteúdo do site oficial www.jus.com.br indicado pelo email acima citado Caso haja qualquer reclamação a ser feita, por favor entre em contato com os responsáveis do site oficial imediatamente. Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados. Fora à extensa relação de prenomes: Audifax, Chikakó, Devercilírio, Farmácio, Fordência, Gravitolina, Izione, Matozóide, Obedemigo, Ocricócrides, Omenzinha, Pelumendia, Presolpina, Rocambole, Sudene.

São muitos, mas nenhum chega aos pés de um garoto sueco, cujo nome é nada mais nada menos que... rfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116. E não é filho de um casal de datilógrafos.

Há também: Ava Gina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida), Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide), Letsgo (de Let s go), Óliude (jogador de futebol, que atuou na Portuguesa e no Vasco, com o apelido "Capitão") e seu filho, de mesmo nome, Tospericagerja (em homenagem à seleção do tri: Tostão, Pelé, Rivelino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho), Usnavy (em homenagem à U.S. Navy, a Marinha Americana).Alguns prenomes selecionados dentre uma pesquisa feita por um estudante de Direito no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte:



Agabatan, Aguinarinho, Artidório, Cacinoar, Domicília, Edeltrudes, Eulira Eulina, Gerivaneide, Gesita Senhora, Idalesce, Ilamilto, Ismagalúcia, Lavoisvaldo, Maria Concebida, Maria Donzidia, Musébio, Navegantina, Ricardina Tertulina, Tili Storace, Tôgran Lauro, Tomásia Eleutéria, Ustana, Valdomiro Edelgício, Vigolvina, Zildirleide. (fonte: Renan II de Pinheiro e Pereira)



Tem também o Sr. Necessário Frescura (cujo apelido era "Seu Sério"), casado com a Sra. Putassa Frescura (ambos já falecidos). Deixaram vasta família, de vários "Frescuras". (fonte: Nelson Goelzer Filho)



Há também o casal Atualpa Fonte e Sisorosa Feitosa,os irmãos: Epílogo, Verso, Estrofe, Poesia e Pessoína Campos; os irmãos: Xerox, Autenticada e Fotocópia;os irmãos: Cedilha, Vírgula, Cifra e Ponto; as irmãs: Defuntina e Finadina; os irmãos: Lua Linda e Sol Rei;os irmãos: Rebostiana e Euscolástico;os irmãos: Zamizá, Zamizé, Zamizi, Zamizó e Zamizu,os irmãos: Phebo Lux Rochester (em homenagem aos sabonetes e ao laboratório) e Godson ("filho de Deus", em inglês), de Belo Horizonte; os irmãos: Creio Em Deus Pai Kramer e Espírito Santo Riograndense Kramer, de São Sepé (RS);os irmãos Soljenitsin Davis (nome de um pensador russo) e Lilacilda (pensadora hebraica).



Tem ainda a pequena Dinanca, cujo nome veio dos apelidos Dino (pai) e Danca (mãe);o caso do pai e filho: Fredolino e Merdolino; e o flamenguista fanático que batizou seus filhos com nomes do tipo: Flamena e Zicomengo.Sem falar numa família inteira, no Sul do Brasil, cujo sobrenome é Cachorroski.

E tem o caso dos dois irmãos chamados Zalboeno e Zalxijoane."Zalboeno" foi "montado" através de combinações com o nome do Balboeno, ex-jogador de futebol da Argentina. E "Zauxijoane" é: "Za" (de Zalboeno), "Auxi" (Auxiliadora, a mãe), "Joa" (João, o pai) e "Ne" (Nordeste, a região onde nasceu).



COMBINAÇÕES ESTRANHAS SÃO COMUNS.



Exemplos: Janycleiton Betelmonson, Kêmula Katrine, Liney Lindsay, Reimar Rainier... E também combinações entre nomes de irmãos: Zigfrid, Zigfrida, Zingrid e Ingrid; João, Joana, Juan (João, em espanhol) e Juana (Joana, também, em espanhol); Larraína e Railander;Lanerli, Roverli e Lierson.

Em Mossoró (RN), o farmacêutico Jerônimo Rosado, cansado de escolher nomes para a numerosa prole, a partir do sexto filho passou a batizá-los com números, primeiro em português, depois em francês. O nome nunca incomodou a família dos Rosados. Graças ao sucesso político da prole de Jerônimo, Rio Grande do Norte tem um município chamado Dix-Sept Rosado, em homenagem ao décimo-sétimo, que foi prefeito de Mossoró e governador do Estado.O mais novo, Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia, é conhecido como "seu" 21. Nascido em 1921, é apaixonado por literatura. Escreveu vários livros e, com muito sacrifício, realizou o projeto cultural "Coleção Mossoroense", que já editou 3 mil títulos de livros históricos (http://colecaomossoroense.org). A família continua a gerar descendentes. Hoje, já existem Dix-Sept Sobrinho, Vingt e Vingt-Un Neto.(fonte: Estado de S.Paulo, 14 de maio de 2000)



Os membros de FAMÍLIAS REAIS costumam ter nomes quilométricos, com direito a todos os sobrenomes de família. Por exemplo, a Princesa Isabel, que assinou a célebre Lei Áurea, tendo governado o Brasil por três períodos entre 1871 e 1888, assinava com o seguinte nome: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon.



NOMES DE PERSONALIDADES TAMBÉM COSTUMAM BATIZAR DIVERSAS PESSOAS PELO BRASIL AFORA

.

Exemplos: Adolpho Hitler de Oliveira, Anjo Gabriel Rodrigues Santos, Charles Chaplin Ribeiro, Elvis Presley da Silva, Hericlapiton da Silva, Ludwig van Beethoven Silva, Maicon Jakisson de Oliveira, Marili Monrói, Marlon Brando Benedito da Silva, Sherlock Holmes da Silva... Na época do seriado Dallas, eram comuns nomes como: Pâmela, Suelen, Jotaerre, Biull... Tem também os irmãos Wakko, Yakko e Dot, em homenagem a um desenho animado da Warner.



OS PRÓPRIOS ARTISTAS NÃO FICAM ATRÁS.



Os filhos da cantora Baby do Brasil (antigamente conhecida como Baby Consuelo) se chamam: Sarah Sheeva, Zabelê, Nana Shara, Kriptus Rá Baby, Krishna Baby e Pedro Baby.



E há os clássicos ERROS DE CARTÓRIO ou mesmo dos pais, que não sabem como se escreve o nome...Há, por exemplo, uma pessoa chamada Merco (era para ser Américo...). E tem uma mulher chamada Jafa Lei. O diálogo no cartório: "Qual o nome?" "Já falei..." E como é difícil acertar o nome Washington. Tem Uoston, Woxington e Oazinguito...





O pior é quando é DE PROPÓSITO. Uma empregada doméstica, daquelas bem simples, deu à filha o nome de Madeinusa.Quando uma pessoa da casa foi perguntá-la o motivo do nome, ela respondeu, inocentemente: "É que eu estava pegando suas roupas para lavar e li na etiqueta de sua camiseta a palavra Made in USA , eu achei tão lindo..."





CASAMENTOS COSTUMAM RENDER BELOS SOBRENOMES.



Um casal no qual o marido tinha o sobrenome "Penteado" e a esposa, "Rego", teve filhos de sobrenome "Rego Penteado". Há também o caso das famílias "Pinto Rosado" e "Melo Pinto". Outro casal preferiu que a esposa não adotasse o sobrenome do marido, para que ela não ficasse com o sobrenome "Pinto Brochado".Houve um casamento entre japoneses, no qual o noivo tinha o sobrenome "Endo" e a noiva era da família "Kudo", no qual por pouco esta não ficou sendo chamada de Mitiko Kudo Endo.



As fontes das informações desta página são as mais diversas, das quais destaco: relações de autoria de Rubens Ferreira Junior, Hugo Bengtsson Neto e Eduardo Klein; uma lista de nomes curiosos de segurados divulgada pelo extinto INPS;outra relação divulgada pelo Banco do Brasil;o livro "A Briga na Padaria", de Maurício Gama, enviado por Alexandre de Menezes Yazbeck,

e o livro "Que nome darei a meu filho





A lista original está no site jurídico e tem mais 230 nomes.., aguardando a mudança do mesmo pela justiça :

Agora divirtam-se. Escolham aqui o nome do seu próximo filho... Ou do seu próximo personagem...







Abrilina Décima Nona Caçapava

,

Agrícola Beterraba Areia Leão,



Alce Barbuda

,

Amado Amoroso



,Amin Amou Amado

,



Antônio Americano do Brasil Mineiro



,Antonio Buceta Agudim,



Antônio Ernane Cacique de New York (juiz aposentado do TRT)

,

Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado

,

Antônio Querido Fracasso,



Aricléia Café Chá

,

Arnaldo Queijo

,

Audifax,

Avagina (em homenagem a Ava Gardner e Gina Lolobrigida)

,

Bananéia Oliveira de Deus

,

Bizarro Assada,



Bucetildes (chamada, pelos familiares, de Dona Tide)

,

Carabino Tiro Certo,



Caso Raro Yamada

,

Céu Azul do Sol Poente,



Chevrolet da Silva Ford,



Chikakó,



Cincero do Nascimento

,

Colapso Cardíaco da Silva



,

Comigo é Nove na Garrucha Trouxada,



Danúbio Tarada Duarte,



Deus É Infinitamente Misericordioso

,

Disney Chaplin Milhomem de Souza,



Esparadrapo Clemente de Sá,



Espere em Deus Mateus (Itabirito, MG),



Estácio Ponta Fina Amolador

,

Faraó do Egito Sousa

,

Farmácio Lopes



Rocambole Simionato

,

Rolando Caio da Rocha,



Rolando Caio Ladeira

,

Rolando Escadabaixo

,

Rômulo Reme Remido Rodo

,

Mimaré Indio Brasileiro de Campos



Ressurgente Monte Santos



Terprando Wilson Rego



Abxivispro Jacinto



João de Deus Fundador do Couto



Fedir Lenho



Horinando Pedroso Ramos



Miyatoyohiko Oku



Boaventura Torrada



Gravitolina Pereira



Telesforo Veras



José Teodoro Pinto Tapado



Hidráulico Oliveira



Pelumendia Loureiro



Acheropita Papazone



Bailão Fernandes da Silva



Primeira Delícia Figueiredo Azevedo



Antônio Querido Fracasso



Adoração Arabites ( é homem)



Chananeco Vargas da Silva



Fncisco Notório Milhão



Leda Prazeres Amante



Serdeberão dos Anjos Pereira Vargas



Aldegunda Carames More(masculino)



Orquerio Cassapietra



Kunigunda Grohmann



Radigunda Cercená Vicensi Confessoura Dornelles



Devercilirio Silveira da Costa



Hypotenusa Pereira



Clarisbadeu Braz da Silva



Presolpina Furtado



Asteroide Silvério



Amado Amoroso



Dosolina Piroca Tazinasso



Amor de Deus Rosales Brasil ( é mulher )



Legua e Meia



Benedito Froscolo



Jovino de Almeida Aimbare Militão de Souza a Baruel de Itaparica



Sansão Vagina



Adolpho Hitler de Oliveira



Alfredo Prazeirozo Texugueiro



Bandeirante Brasileiro Paulistano



Brandamente Brasi

l

Caius Marcius Africanus



Comigo é Nove da Garrucha Trouxada



Deusarina Venus de Milo



Dezecencio Feverencio Delegas



Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro



Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga



Esparadrapo Clemente de Sá



Francisco Zebedeu Sanguessuga



Francisoreia Doroteia Dorida



Himineu Casamenticio das Dores Conjugais



Jacinto Leite Aquino Rego



Janeiro Fevereiro de Março Abril



Manolo Porras Y Porras



Lança Perfume Rodometálico de Andrade



Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé



Manganes Manganesfero Nacional



Manuelina Terebemtina Capitulina de Jesus



Maria de Seu Pereira



Oceano Atlântico Linhares



Restos Mortais de Catarina



Romulo Reme Remildo Rodo



Sete Chagas de Jesus e Salve Pátria



Sherlock Holmes da Silva



Terebentina Terepenis



Um Dois Tres de Oliveira Quatro



Voltaire Rebelado de França



Na Ida Na Vinda Na Volta Pereira

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui