Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62252 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10373)

Erótico (13571)

Frases (50644)

Humor (20034)

Infantil (5443)

Infanto Juvenil (4771)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Era Uma Vez Em Taguatinga -- 13/09/2003 - 17:53 (Dulce Baptista) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Chovia ladrão em Taguatinga. Na casinha pequena e aconchegante do Tião quitandeiro, todos mais ou menos pressentiam algum perigo a julgar pelas pesadas trancas postas na janela e pelo enorme cadeado na porta de entrada.

Já tarde da noite, só mesmo a televisão falava. Seu Tião, depois de um dia muito duro, dormia no quarto que ficava no final do corredor, o bruto revólver debaixo do travesseiro. Como enviuvara há muito, dormia espalhado, roncava, sonhava com os inúmeros ladrões que andavam à solta por aí. Afinal, tinha que proteger sua filha, sua casa, tudo a tão duras penas construído.

Os rapazes, Toninho e Ronaldo, tinham voltado da rua e assistiam aquele filme interminável, cheio de quebra-quebra e gritaria. Sentada no sofá, Lourdes lixava as unhas sem prestar atenção em nada, meio preocupada ainda com as carícias da véspera. Se engravidasse, ia ser um Deus nos acuda - o pessoal ali não apreciava seu namorado.


Mas o velho continuava roncando, nem vira os filhos chegarem – amanhã é sábado; ainda tem venda de manhã. E no sonho intermitente alguém tentava forçar uma porta. Eis que na sala, um tiro... A polícia finalmente dera o ar da graça, e no meio da pancadaria fazia uso do único argumento que poderia intimidar os contendores: chumbo. Aumentaram o volume.
– É agora! gritou Toninho.
– Boa! disse Ronaldo
– Virgem santa! gritou Lourdes e pulou feito gato no rumo do corredor. Tinha ouvido um berro medonho.
– Pega ladrão! Dizia seu Tião, transtornado. Cadê?


O pijamão frouxo, os lábios trêmulos, o Tião tinha mesmo vindo do outro mundo.
– Pai, pelo amor de Deus, isso é só a televisão!

O velho demorou um pouco a cair em si, tal o barulho que fizeram. A custo foi que Ronaldo arrancou-lhe o trabuco das mãos para escondê-lo debaixo da estante. Depois pensaria numa alternativa melhor. Por enquanto tentava acalmar o pai para que todos pudessem dormir sossegados. Mostrou-lhe trancas e ferrolhos, convencendo-o de que estavam numa verdadeira fortaleza. Lourdes providenciou água com açúcar e Toninho apressou-se em desligar o aparelho.

Mais tarde, no diálogo costumeiro com o travesseiro, seu Tião desabafava a íntima frustração de ter perdido a única oportunidade em sua vida de ser o maior herói de todos os tempos. Maior que qualquer daqueles fedelhos que apareciam naquele diabo de televisão.
***************************************
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui