Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Poesias na mesa -- 20/02/2003 - 14:14 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Uma tarde de árduo trabalho se esgotava nos últimos raios de sol quando soou a campainha da pequena casa. Interrompeu por instantes uma análise de Camões, inspirado nos seus Lusíadas.
A jovem estudante de Letras trazia um volume de poesias de Augusto dos Anjos, querendo informações sobre o poeta que sondava as almas e vivia em estado de angústia profunda.
Falar de Augusto dos Anjos era interessante, mas por que uma jovem nutria interesse por um poeta cuja existência parecia torturá-lo continuamente?
Perguntar poderia parecer invasão de privacidade, então seria mais fácil abordar a influência de alguns pensadores alemães sobre o autor de "Eu", "Versos íntimos" e outras letras conflitantes.
A jovem de cabelos negros, vivos olhos de maior vivacidade, trazia livros de capa branca que contrastavam com sua roupa preta e azul, blusa e jeans tradicional. Quatro livros complementares de autores cujas existências foram conturbadas. Florbela Espanca, Hemingway e Lima Barreto.
Estilos diferentes de textos que lançavam dúvida sobre a curiosidade literária ou uma depressão temporária.
Descobri que eram textos que aleatoriamente caíram sobre suas mãos, mas não podia deixar de analisar o vigor dos autores, principalmente o bem acabado Augusto, cujas linhas ainda suscitam repulsa dos mais tradicionais, e principalmente dos incultos.
Ela demonstrou grande interesse pelos autores alemães que poderiam ser os focos de inspiração de Augusto, anotou tudo em papéis coloridos que trazia numa pequena bolsa e aceitou o convite para um chá com bolachas caseiras.
Quando encerrou a primeira conversa despertou a vontade de muitas outras, mas sacou da bolsa um inconveniente telefone celular e pediu carona.
Marcou nova data sem marcar exatamente, para analisar Florbela, já que ouvira falar da mulher que amou sem conhecer o retorno de seus sentimentos.
Um automóvel surripiou a presença da jovem, que foi embora com o namorado, sob um céu de estrelas que brilhavam menos que seus olhos, levando consigo breves pensamentos de um impressionado leitor de poemas, cuja prosa fez crescer nos dias seguintes.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui