Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RETRATO -- 26/11/1999 - 15:03 (Maria Abília de Andrade Pacheco) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Saio de casa com estrelas no céu ainda. Não fosse o velho casaco de lã, eu estaria tiritando no vento frio, sombrio e assoviador de deserto. Minha roupa, agora vejo, é toda de presente: a camiseta de estampa floral ganhei de aniversário, a calça não me lembro - mas sei que não compraria jamais esse modelo de bolsos pespontados. O sapato quebra o silêncio com seu chiado inquietante. A bolsa é meu socorro, nela se esconde a minha identidade, em documentos que comprovam minha existência material.

A caminho do ônibus, vou pensando: quem caminha agora é a operária. Se algo me suceder nesse instante, a protagonista não será a mãe, brasileira, dona de casa, admiradora de tanta coisa, desafeta de tantas outras, aquela que tem prato preferido, música, filme. Se alguém me abordasse e no escuro perguntasse que destino eu escolheria... o brilho das estrelas, a solidão da lua, o frio que congela, o ar do momento responderiam por meus lábios.

Quando caminho, sou toda um movimento de pernas - como pesam! -, pés pisando, mão esquerda agarrando a bolsa, a direita ensaiando um balanço protocolar em ritmo com meus passos. Ouvi dizer que as algemas impedem o correr. Comigo não funcionaria esse recurso: sei caminhar sem balançar os braços!

Sou sem trejeitos, penso o peso dos meus gestos. Sinto o cheiro do ar, a ponta do cabelo a fazer cócegas na nuca. Queria roubar a liberdade daquela menina que conta uma historinha à amiga na maior naturalidade, rindo gostosamente com o chiclete na boca. Não tenho tanta espontaneidade. Carrego a sina de me enxergar em primeiro plano em detrimento de todo o cenário. Só em sonhos viajo invisível a meus olhos. É quando tenho, diante de mim, outro quadro do mundo, este pintado por pintores paranormais em transe. Viver pode mesmo ser só uma questão de estilo.



abilia@uol.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui