Usina de Letras
Usina de Letras
277 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->TEXTO PARA CONCURSO -- 21/02/2003 - 03:33 (Walter Del Picchia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TEXTO PARA CONCURSO
(Revista da Folha de S.Paulo, 12/2001 - Tema: "Como faço para chamar a atenção de uma pessoa por quem sou apaixonada e que não olha para mim?")


Em primeiro lugar, você merece meus cumprimentos, pois uma só paixão já justifica toda uma existência. Embora muitos não percebam, o fato de amarmos alguém intensamente é o melhor (talvez o único) indício de que existimos - e agindo de acordo com o projeto original do Criador. Já não disseram: "Amo, logo existo"? E quanto mais paixões vivenciarmos, correspondidas ou não, mais justificaremos nossa gloriosa existência neste planeta.
Já imaginou uma vida carente de um objeto do desejo, sem alguém por quem chorarmos ou por quem nos alegrarmos? Sem alguém para provocar fantasias inconfessáveis, para fazer o coração bater mais rápido, confundir nosso raciocínio? Seria uma vida sem razão, vazia, um tédio completo.
Parta para cima do seu eleito! No calor que se aproxima, use roupinhas leves, decotes mais ou menos, faça o óbvio, porém sem excessos, por favor. Jogue seu charme, discreta mas decididamente; sorria, sorria sempre que ele passar por você, sempre que ele falar, mas sem descambar para o riso exagerado ou estereotipado. Mais cedo ou mais tarde ele olhará para você.
Minha experiência (e nisso sou profissional) diz que gostamos de mulheres desfrutáveis, mas adoramos ter que conquistá-las. Simpáticas mas comedidas, disponíveis porém discretas. Difícil? Tente, cara amiga, tente. A graça está mais no jogo do que na vitória, mais no buscar do que no conseguir. Saboreie os versos do poeta: "Receios, desejos, promessas de paraíso", mesmo que impossível o almejado "depois sonhos, depois risos, depois beijos".
Sei que você me entende. Apenas pelo fato de estar apaixonada, você já é uma interlocutora privilegiada. Pois há coisas que só compreende aquele que já amou, aquele que já sentiu, aquele que já chorou, apenas quem já sofreu!
E se nada der certo? Paciência, minha cara, você cresceu. Pense apenas: - "Valeu!" E eu completo com os versos do poeta: "Esquece esse sonho inatingível. Procura outro olhar que com certeza te espera, pois há sempre um outro olhar aguardando pelo teu..."


Walter Del Picchia


Nota: O poeta ao qual o texto se refere é Menotti Del Picchia, ao qual prestamos nossas homenagens. Os trechos citados foram tirados, com alguma liberdade, do belíssimo poema Juca Mulato (Editora Cultrix, São Paulo, 1978):

Em Lamentações:
"Amor?/ Receios, desejos,/ promessas de paraísos,/ depois sonhos, depois risos,/ depois beijos!
Depois.../ E depois, amada?/ Depois dores sem remédio,/ depois pranto, depois tédio,/ depois... nada!"

Em Ressurreição:
"Esquece calmo e forte. O destino que impera/ um recíproco amor às almas todas deu./ Em vez de desejar o olhar que te exaspera,/ procura, esse outro olhar, que te espreita e te espera,/ que há por certo um olhar que espera pelo teu..."

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui