Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50605)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Piada dissecada 1 - A piada tintim por tintim -- 12/02/2003 - 23:31 (Sérgio Pé Duro Soares ( O PUM )) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sujeito 1: Você sabe quantos portugueses são necessários para se trocar uma lâmpada?
Sujeito 2: Não.
Sujeito 1: Cinco. Quatro para girar a cadeira e um para segurar a lâmpada.

Dissecando a piada :
A piada é mais uma daquelas clássicas provocações ao cérebro de nossos irmãos lusitanos, onde a união faz a força. Para que usar apenas um português para trocar a lâmpada se nós temos 5 portugueses à disposição? Então Fica muito mais fácil usar os 5. Porém, não pensem que era uma missão tão simples assim. Foi necessário uma reunião para se traçar toda uma estratégia. Os portugueses tiveram que aprender noções de halterofilismo ( se um dos elementos não aguentasse o peso, o plano iria por água abaixo), assim como definir o sentido em que girariam a cadeira (horário ou sentido anti-horário).


Atuações:
Sujeito1: Esse elemento demonstrou que não é egoísta, pois fez questão de transmitir todos os seus conhecimentos de como trocar uma lâmpada para o seu amigo. Nota 7.

Sujeito2: Teve uma atuação decepcionante dentro de todo um contexto humorístico. Além de mostrar que é um ignorante, também mostrou ser uma pessoa sem a menor iniciativa, pois ele poderia pelo menos ter arriscado um palpite ao invés de simplesmente responder que não sabia responder a pergunta. Nota 3.

A lâmpada: Personagem que causou toda a polêmica da estória. Não fosse ela, a piada não teria sentido, pois os portugueses não poderiam , por exemplo, trocar uma lanterna ou uma vela. Nota 8.

Os quatro portugueses halterofilis-tas: Mostraram que são profundos conhecedores em física, organização e sincronismo. Porém tiraram um pouco da graça da piada com toda essa organização, pois se eles não tivessem se organizado, com certeza levariam um tombo e tornariam a piada mais engraçada ainda. Seria uma fusão entre piada de português e a pastelão. Nota 6.

Português que segurou a lâmpada:
Ao contrário dos outros quatro que tinham noções de halterofilismo, este teve que aprender noções de equi-librismo. Foi o único que não fez força. Nota 5.

A cadeira: Peça coadjuvante da piada. Não é tão indispensável quanto a lâmpada, pois um sofá , uma mesa ou até mesmo uma escada poderiam executar seu papel tranquilamente. Nota 2.

A piada: Deixou muito a desejar. Omitiu vários fatos e contou com um elenco de segunda categoria. Tanto que a melhor atuação foi justamente de um objeto ( a lâmpada) e não dos seres humanos. Não foi muito clara ao mencionar a cadeira. O leitor ficou sem saber , por exemplo, se era uma cadeira comum, giratória, de praia ou de balanço. Também utilizou 5 portugueses desnecessariamente. Piadas com muito menos portugueses conseguem ser bem mais engraçadas do que esta. Nota 3.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui