Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Aonde vamos parar? -- 23/02/2003 - 11:51 (Juventude Petista de Teresópolis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Educação. Sinónimo de cidadania. Sem sombra de dúvidas um dos pilares fundamentais na vida de qualquer pessoa. Além de aprendermos as tradicionais contas de soma, divisão, multiplicação e subtração, aprendemos também o verdadeiro sentido da vida. É no saber que buscamos as respostas para o dia a dia. É onde aprendemos a enxergar e a sonhar com o futuro. A educação de qualidade é o caminho mais curto para a construção de um mundo mais justo, humano e fraterno.
Mas paremos para analisar a situação da escola pública e das condições de ensino como um todo. Será que hoje realmente oferecemos para nossos jovens uma educação digna e de qualidade. Como poderemos cobrar de uma criança para que ela tenha perspectivas e sonhos, se muitas vezes ela se quer tem giz na sala de aula ou uma carteira para se sentar?
A educação pública brasileira está há muito tempo passando por uma séria crise e ninguém se dá conta disso. Estamos perdendo a nossa identidade ao entregar e deixar o ensino público nessas condições. Temos por um lado um grave e crónico descaso de nossos governantes, que pouco investem, deixam faltar as condições básicas de estudo, além de remunerar muito mal professores e funcionários. Por outro lado vemos a sociedade de braços cruzados, que fica inoperante e fecha seus olhos para tal descompromisso. Assiste calada a uma situação que pode não ter mais volta.
Pergunto, então, como ficam os estudantes que concluem o ensino médio, o que hoje já é uma vitória, e que não têm nenhuma perspectiva de ingressar em uma universidade. Poucos passam, pois o vestibular é um verdadeiro funil. E muitos alunos, na verdade a maioria, não têm condições de se preparar corretamente. Qual será o futuro desse jovem? A droga? A marginalidade? Não sei...
Será justo que em um país como esse, rico em recursos naturais, como a Amazónia e o Pantanal, que tem culturas mil, de samba e carnaval; que tem futebol e melodia de norte a sul, trate seus filhos assim?A escola pública pede socorro. Não podemos mais ficar inoperantes quanto a isso. Basta termos vontade para mudar a cara de nossas escolas. Temos tantos exemplos país afora, que deram certo, e mudaram o jeito de se educar. Se num esforço coletivo, cada um der um pouquinho de colaboração, com certeza, viraremos esse jogo. A sociedade tem que cobrar empenho, transparência e compromisso do governo, para que o mesmo crie condições de termos nossas instituições de ensino, com qualidade para todos.
Um mundo melhor está em nossas mãos. Transformar só depende de nós. Mas senão fizermos nada, e tudo continuar assim, a escola pública, cada vez vai piorar, e só nos restará, as lágrimas de um sonho perdido. Precisamos de mais investimentos, professores, condições de ensino, e toda uma mudança no método pedagógico que aí está.
Temos tudo para mudar, e se não reagirmos, só nos restará uma pergunta a se fazer:
Aonde vamos parar?


Autor: Carlos Eduardo, 19 anos, estudante.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui