Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ESPíRITOS LIBERTOS -- 26/02/2003 - 14:11 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESPíRITOS LIBERTOS

(Lenda coreana encontrada no livro "A volta ao mundo em 52 histórias", Editora Companhia das Letrinhas)

Um menino coreano gostava muito de ouvir histórias, mas, em vez de contá-las aos outros, guardava-as para si, do mesmo jeito que um avarento com esconde suas moedas. Toda vez que escutava uma história nova, prendia seu espírito numa bolsa velha, que logo estava estourando de cheia.

O tempo passou, e o menino virou homem. No dia que ia se casar, seu criado ouviu vozes murmurando na velha bolsa. Eram os espíritos das histórias que resmungavam irritados: "Estamos sufocados aqui dentro! Ele nem se importa! Mas hoje podemos finalmente lhe dar o troco!"

Um espírito sugeriu que colocassem uns morangos venenosos no caminho do rapaz e o fizessem sucumbir à tentação de comê-los. Outro propós que ele queimasse ao pegar um tiçeiro em brasas. E um terceiro declarou que se tais recursos falhassem cuidaria para que uma cobra o eliminasse em pleno leito nupcial!

Ouvindo tudo isso, o criado tratou de evitar os desastres. Depois de cortar a cabeça da cobra, contou ao patrão que ouvira os espíritos das histórias conspirarem contra ele. "Não pode mantê-los presos desse jeito", falou, "precisa libertá-los".

O jovem reconheceu seu erro, abriu a velha bolsa e deixou os espíritos saírem . E desse dia em diante contou suas histórias a todos que quiserem ouvi-las.



Kathy Amorim
Psicóloga e Psicoterapeuta
Professora do Departamento de Psicologia da UFES




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui