Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Piquenique -- 25/09/2002 - 11:31 (Marcel de Alcântara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alguns animais da floresta se reuniram para conversar sobre o rei que andava muito triste, pois eles queriam muito ajudá-lo.
A tartaruga como sempre chegou atrasada, o macaco veio de carona nas costas do rinoceronte e deixou cair no caminho uma casca de banana, que quase derrubou o elefante, que quase caiu sentado em cima da formiga, que quase morreu de susto. O sapo chegou acompanhado do coelho e a onça veio junto com o tigre.
A girafa trouxe a cobra enrolada no seu pescoço e o porco espinho chegou dizendo para o jacaré, que o esquilo era muito metido, porque não tinha aceitado a carona que ele tinha oferecido.
A coruja e o morcego chegaram reclamando do horário da reunião, que era muito cedo e eles ainda não tinham dormido.
Faltaram outros bichos que não gostavam do rei, como o urubu, a gazela, a zebra e a anta.
Quando todos estavam reunidos, a tartaruga que era o animal mais velho de todos, começou dizendo:
_Estou muito preocupada com o nosso rei leão, ele não caça mais, não ruge, não penteia a juba e não toma conta da floresta, apenas dorme, dorme e dorme! Precisamos fazer alguma coisa!
O elefante perguntou:
_Mas porque será que o rei está triste? O que será que aconteceu?
_Eu não sei, falou o macaco, mas o urubu anda dizendo que o rei está perdendo a juba e logo, logo, vai ficar careca!
_Que coisa feia, disse o tigre, esse urubu é um mentiroso.
_O pior foi a zebra, ela disse que o leão está apaixonado!
_Apaixonado por quem, dona cobra?
_Pela hiena!
A hiena começou a rir sem graça e disse:
_Faz muito tempo que eu não falo com o rei, é impossível ele estar apaixonado por mim (risos).
_Alguém precisa conversar com ele e perguntar, disse o sapo.
_Tive uma idéia!
_Que idéia, dona girafa?
_Que tal se nós fizermos um piquenique para o rei? Levamos muitas coisas de que ele gosta, fazemos uma festa e depois quando ele estiver um pouco melhor, alguém pergunta porque que ele anda tão triste?
Todos aplaudiram a girafa e na mesma hora prepararam um piquenique delicioso para o leão e foram vê-lo.
O leão ficou surpreso quando acordou e viu todos os seu amigos ali em volta dele. Levantou-se e todos se ajoelharam respeitosamente.
Então os bichos lhe ofereceram o piquenique e o leão sorriu e disse agradecido:
_Vamos comer meus amigos, que bela surpresa!
E todos ficaram felizes com a reação do rei e comeram alegremente. Conversavam, cantavam e dançavam!
A tartaruga convidou o coelho para dançar mas o coelho ficou aborrecido com a lerdeza da tartaruga.
O sapo convidou o macaco e eles ficaram pulando juntos.
O porco espinho convidou muitos bichos, mas todos tinham medo de serem espetados pelos espinhos e ninguém quis dançar com ele.
O elefante convidou a formiga e foi muito engraçado ver a formiguinha toda preocupada com os pés enormes do elefante... A hiena ria sem parar.
O morcego e a coruja começaram a dançar em cima de uma árvore, mas logo se cansaram e acabaram dormindo.
A cobra dançou enrolada no pescoção da girafa e o rei leão dançou com a onça, que foi o bicho escolhido por todos para perguntar porque o rei estava triste.
Quando estava quase anoitecendo e todos estavam sentados descansando, a onça que sempre ficou junto do rei, perguntou:
_Meu querido rei, porque anda tão triste ultimamente e não faz quase nada, apenas dorme, dorme e dorme?
_Ai, ai, ai, minha amiga onça, estou muito preocupado e triste. Não contei para vocês, mas vi muitos homens na floresta outro dia, eles estavam me procurando, querem me prender e levar para um zoológico.
_Nossa! Eles querem prendê-lo para sempre?
_Querem...
_Mas o senhor fica dormindo?! Fica assim triste?! Porque não se esconde por um tempo, porque não pediu a nossa ajuda?
_Eu conheço muito bem os homens, eles quando querem uma coisa conseguem, não tem jeito. Se eu escapar de um caçador, aparecerá outro, e se vocês tentarem me proteger, também acabarão sendo levados para o zoológico ou pior...
A onça abaixou a cabeça entristecida.
Mas o macaco tinha escutado tudo e saiu correndo até a sua casa na árvore.
Ninguém percebeu que o macaco tinha sumido e quando ele voltou, trazia uma caixa muito bonita, embrulhada com papel dourado e um laço vermelho.
_Meu rei, disse o macaco todo serelepe, trouxe um presente para você!
Todos os bichos olharam surpresos e curiosos.
O rei abriu a caixa e encontrou uma tesoura e algumas tintas coloridas.
O rei olhou desconfiado para o macaco e agradeceu um tanto sem jeito:
_Obrigado, amigo macaco, mas... O que eu poderei fazer com esses objetos?
_Desculpe-me ó rei da floresta, mas ouvi sua conversa com a dona onça e tive uma idéia: O senhor usará a tesoura para cortar a juba...
Oh!.... exclamaram todos os bichos, surpresos com a coragem do macaco.
O leão ficou tão bravo que rugiu como a muito tempo não fazia.
O macaco tremeu todo, mas disse:
_Calma meu rei, deixe eu terminar de contar a minha idéia e se o senhor não gostar dela, pode fazer o que quiser comigo. O senhor não vai precisar cortar toda a juba, só um pouquinho e depois, está vendo estas tintas? Então, depois eu vou pintá-lo igual ao tigre e assim, aqueles homens que estão procurando um leão para o zoológico, não o encontrarão. Vão pensar que o senhor é um tigre!
Todos os bichos esperaram ansiosos para saber o que o rei tinha achado da idéia.
O leão então começou a rir e logo todos riam junto.
O macaco não sabia se ele ria porque tinha gostado da idéia ou se era porque tinha achado ridícula.
_Meu amigo macaco! Mas que ótima idéia, genial, magnífica, maravilhosa!
O macaco riu aliviado e todos comemoraram.
O leão deixou o macaco cortar a sua juba e depois pintá-lo. Todos os bichos aplaudiram no final. O rei nem parecia mais um leão, tinha ficado igualzinho ao tigre.
E os homens que queriam pegar o leão, procuraram várias vezes por toda a floresta, mas nunca o encontraram.

Marcel de Alcântara

O cão é a prosa, o gato a poesia.

(Jean Burdeau)






























Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui