Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62297 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50689)

Humor (20041)

Infantil (5462)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6214)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma porta chamada Educação -- 28/06/2002 - 22:42 (Mônica Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falamos o tempo inteiro numa igualdade social.

Reclamamos, distribuímos desculpas, apontamos erros o tempo todo. É uma casa, na verdade, em que queremos modificar o telhado sem tomar consciência da estrutura do alicerce. Esta casa, que chamarei de sociedade, têm muitos cômodos.

É fato no entanto, que o Brasil, sendo a 10ª economia mundial, ocupa um lugar de desvantagem na própria América Latina. O descaso das elites para com a reforma desta "casa" é muito grande.

Mais triste, é as vezes perceber que até quem tem meios de colaborar com esta obra, questiona fazê-lo.

É sabido que os profissionais de Educação recebem menos respeito e remuneração do que deveriam, mas quando escolhem abraçar este caminho,são conhecedores desta triste realidade, o que deveria impulsioná-los a persistir por amor ao ensino, e o amor não funciona dentro de calendários, mas surge desinteressado e servil quando solicitado.

Queremos ter um telhado de 1º mundo numa construção nem tanto adiantada.

No nosso caso, este telhado pleiteado é de vidro.

Vidro quebrável, fique claro, diante de tantas novidades tecnológicas. É necessário antes de tudo reforçar as paredes de respeito ao próximo e abrir as janelas para uma fé maior.

A pintura interior, tão danificada, precisa ser refeita urgentemente mas a cor da conscientização anda um pouco escassa. Nosso quintal, o ecossistema, tem obtido bons jardineiros, mas anda ameaçado por tantos maus tratos ao meio ambiente. Será que ainda existe alguém que acredite que nossas vidas independem desse tal meio ambiente ?

Mas o que anima mesmo é que as pessoas à frente desta reforma estão fazendo um esforço muito grande para que a obra seja concluida com êxito. Se conseguirmos um mutirão capaz de empenhar incansavelmente em desemperrar a porta, tudo circulará mais fácil e eficazmente. É verdade, descrevi a casa, seus itens, mas não fiz a apresentação da porta.

Desculpem-me os mais exigentes, mas é que me pareceu óbvio. A porta emperrada tem recebido óleos e tem sido polida...aos poucos.

Falta consertar a fechadura, é necessário que ela funcione, aberta, sem prender ou fechar. A porta a que me refiro é a EDUCAÇÃO.

Ela sim é a chave para a redução da pobreza e da exclusão social. Não pedimos um mundo sem exclusões?

Como conseguimos concebê-lo tanto tempo sem reformas na Educação? Acho que agora sim, com o empenho de todos a reforma da "casa" caminha.

Mas...não desanimem se um ou outro auxiliar faltar ou desistir. Faz parte. O que não pode faltar nem morrer é aquele desejo profundo de ver a obra concluída. Mesmo porque nosso telhado de vidro de última geração, será cobrado muito em breve pelas nossas crianças.

Não fica bem, em pleno ano 2002 responder que a reforma não ficou pronta "porque não".

Até mesmo porque todos nós sabemos, mesmo sem admitir, que "porque não" não é resposta.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui