Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4738)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->a História do Peixinho Vermelho -- 09/03/2003 - 18:27 (Andréa Paiva Rio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quer ler mais gostoso? acesse http://www.yadeshka.com.br e clique em A história do Peixinho Vermelho!!!!

A História
do
Peixinho Vermelho



(Uma Crónica Existencial)
Andréa Paiva Rio

A Utopia
do Peixinho Vermelho


Ir em direção contrária à do cardume, e ainda por cima, de ponta cabeça, isso é o que podemos chamar de loucura? Ou conhecendo um pouco da Ictiologia, ou a "pisciscologia" (existe isso?)... é que o peixinho ficou resfriado. Sério! Os sintomas de um peixe resfriado são:
a) perda da estabilidade por acharem suas bexigas natatórias afetadas, cambaleando de um lado para o outro;
b) vermelhidão excessiva das brànquias;
c) empalidecimento de suas cores;
d) permanência com a boca aberta na superfície da água;
e) perda do apetite...
Nosso peixinho....apresenta tudo, menos o item c), mas isso tem uma explicação muito lógica, acima de todas, eu abomino a cor rosa! Bom... se ele fisicamente está sadio e não está resfriado... então... ele tem de ir ao "pisciscanalista" ou ao "pisciscólogo", e se eles não detectarem nada de anormal, é que o problema dele é teimosia mesmo, e o fim dele é ser "upiscistópico" (o peixe que é utópico)... ir nadando sem fim contra a maré que dirige a massa, isso deve ser muito cansativo...
Alguém já imaginou ficar o tempo todo a 180° do horizonte mundial? E com que desculpa? Sim, porque todos os outros peixinhos vão perguntar o por quê do quê. A resposta é simples, e portanto óbvia, para peixinhos que ficam confrontando a lei da gravidade, ostensivamente, como o nosso peixinho vermelho:
A de ter outra perspectiva de vida.


A Revolução
do Peixinho Vermelho

Por que essa rebeldia toda? Defrontando-te com tudo e com todos? Já faz tempo que deixaste de ser um alevim (o peixe em plena puberdade...)!
De jovem já não tens mais nada, por que insistes em ser diferente dos outros? Deve ser alguma forma estratégica de sair vencendo em tudo, estou enganada? Tão enganada assim que tudo acontece completamente contrário? "Putz", então me explique...
Sim, eu imagino que essa tua posição seja muito incómoda, mas por que então a persistência? Por acreditar que assim é melhor? Mas por que assim é melhor? Por pura dignidade para contigo mesmo? Mas as pessoas não têm mais tempo para a dignidade nem para com os outros... E tu arranjas tempo para ter contigo?
Interessante...deve ser uma espécie em revolução... Sem "guelrras"? Ah... com "guelrras" ainda bem ... se viesses me contando ainda que havias desistido das "guelrras" eu não ia crer mesmo...
BOM...toda revolução é o princípio de uma libertação e toda libertação é uma base sólida para a evolução...Estou enganada? Diga-me quero aprender! Como nascem as "guelrras"? De dentro para fora? Por quê? Por ganància, inveja e infelicidade? Agora entendi...
As guelrras" começam pela ganància, a inveja e a infelicidade daqueles que não conseguem manterem-se dignos à sua própria utopia, é isso?
E para vencermos isso, o único caminho é mantermo-nos, conscientemente, no caminho de nossa dignidade para conosco mesmos, provocando uma revolução interna que nos liberta para a base sólida da evolução... Certo?
E nada se destroi, tudo se transforma...




A Destruição
do Peixinho Vermelho

O que destrois indo contra a massa? Conceitos? Parece-me uma batalha meio perdida... Afinal a maioria deles sé construído e solidificado por gerações, não achas que é muito para o teu tamanhico? Um peixinho só, querendo destruir conceitos? Por que não falaste antes... Não os conceitos básicos, aqueles que ninguém mais leva a sério, tu te referes a esses novos conceitos criados na luta da sobrevivência, onde cada um puxa a sardinha para o seu lado e os outros que se... Sim, desculpa... Peixe não puxa a sardinha....
Mas, voltando... Nessa guerra de cotovelos... Difícil... Peixes também não tem cotovelos! OK... Na batalha cotidiana pelo plàncton vosso de cada dia... Sobrepujados os conceitos básicos de respeito ao próximo, o que sobra? Não sobra muita coisa, não é?
Se ris, porque ris? Se choras, porque choras? Rir outra vez, numa visão modificada da realidade, buscando no avesso do avesso os conceitos perdidos.. Chorar pela alegria de reconstruir do destruído? Saber olhar com o mesmo resplendor o raio da Lua, que olhas o do Sol?
Se um ponto de vista só existe porque estamos estáticos, e portanto, relativo, nadar de ponta-cabeça contra a massa é criar uma faceta nova na forma de ver. É isso que fazes? Destrois os pontos de vista da massa, para assim construir os teus próprios?
E o que descobres?




A Descoberta
do Peixinho Vermelho

A descoberta é uma visão apaixonadamente etérea em todos os sentidos... Sim, tu tens razão, sentir tudo de todas as formas, de todas as visões, com todos os sabores, com todos os odores, com todos sons, palpar o que não é palpável, ouvir o barulho da cor, sentir o cheiro da imagem, ver o sabor, tanger inúmeras vezes o intangível... Descobrir infinitamente, mais e mais o que te cerca, e o que te cerca?
O NADA E O TUDO?????
A descoberta é uma visão apaixonadamente etérea em todos os sentidos... Sim, tu tens razão, sentir tudo de todas as formas, de todas as visões, com todos os sabores, com todos os odores, com todos sons, palpar o que não é palpável, ouvir o barulho da cor, sentir o cheiro da imagem, ver o sabor, tanger inúmeras vezes o intangível... Descobrir infinitamente, mais e mais o que te cerca, e o que te cerca?
Porque cada um trilhará seu caminho, poucos encontrarão as mesmas pedras, as mesmas flores... Ah! Que ingenuidade a minha...nunca verás flores... Assim como eu nunca poderei desbravar os mistérios das profundas águas. Nossos mundos são tão diferentes... E tão semelhantes... Nossas constantes lutas, buscando apenas que nos compreendam...
E que belo momento aquele, em que confrontamos alguém que parece falar as mesmas palavras, cultivar os mesmos sonhos, ter as mesmas convicções, um momento mágico. Sabes do que eu falo?
Sim, eu falo da paixão!



A Paixão
do Peixinho Vermelho

Isso! Quando só de pensar arrepia... Imaginar transpassa todas as barreiras... Ultrapassa todos os limitares, o coração pulula, a respiração ofega... Trêmulo o corpo trafega... Sobre ondas de um calor imaginário... Que é frio!
Quando, estabanada, a mente não mais raciocina, e se raciocina, nada mais tem nexo... E quando aparenta ter nexo, nexo, nexo, nexo, nexo....
Se está totalmente enganado!
Sim, Peixinho Vermelho, são emoções igualadas a de estar de ponta cabeça, só que não existe chão, nem abaixo, nem acima... Não é igual a boiar, ou flutuar, onde tu te sentes de todos os lados envolvido, não! É algo, como uma correnteza fria... Com um repente quente, que vem de uma direção que tu não imaginas, e vai, muito além do que tu possas supor... Ou suportar...
A paixão pelos cinco sentidos, mais dois, sim, pelo menos, por mais dois, se é que me compreendes...
E a paixão pela solidão em seu estado ambíguo... A solidão castrante pela falta de trocas de energias palpáveis...
Alimento frustrante da evolução intelectual interna do ser!




A Frustração
do Peixinho Vermelho

Alimento frustrante da evolução sentimental interna do ser! É, Peixinho, nós nunca nos contentamos de todo! Parece que não estamos acostumados a nos dar por contentes, querendo sempre algo mais além daquilo que temos. É bom, é construtivo, mas então por que essa sensação absurda de impotência? Conhece, né? Não termos o controle sobre as coisas e fatos que geram nossa felicidade, isso que parece conspiração cósmica contra a nossa sanidade. Parece até que estamos sempre quase felizes, quase perfeitamente bem.... Ah se não fosse o quase! Condicional absurdo!!!!
A FELICIDADE SÓ É COMPLETA
SE NÃO SOMOS EXIGENTES COM ELA!!???
Isso é um absurdo!!! Porque se somos felizes nos questionamos se não poderíamos ser mais? Porque o universo conspira contra a felicidade e não conspira contra nossas frustrações! Por que quando sentimos felicidade sentimos mais ainda a frustração que a ela acompanha?
A felicidade de uma visita, e a visita não chega... O mundo conspirou, a visita não chega... O destino conspirou... A visita não chega!... O planeta conspirou!... A visita não chega!... O telefone não funciona!... A visita não telefona!... O mundo conspirou!!... A visita não chegou!
Frustrantemente esperançosos de respostas...
Curiosos de perguntas...




A Indagação
do Peixinho Vermelho

Como é que fica quando o Universo não coage com o nosso planejamento? Quando dependemos de ações externas ao nosso mundo, qual a porcentagem que nos foge de controle? Como é que o que era sólido se desmorona? Teus problemas se limitam a tubarões famintos?
No meu mundo também temos cifrões famintos Absurdamente, a força é tão grande que influencia o àmago dos teus sentimentos? De tua fome? De teu saber? De teu pensar? Pode dar início ou tudo encerrar? Pode ser o único meio?
É, mais ou menos, como enfrentar o tubarão de frente sem deixar que te devore! E tubarões me lembram esfinges...
Decifra-me ou devoro-te!
E o que vejo aí sobre tua cabeça, corrigindo... Sob tua cabeça, já que cismas em ficar de ponta cabeça? Cifrões ou interrogações? Tarefa difícil, heróica e extremamente corajosa: interrogas cifrões!

Buscas coragem em princípios? É por isso que, apesar dos tubarões, continuas encontrando forças para continuar nadando de ponta cabeça? Por teres a coragem de questionar tubarões? Então não importa o que indagas? O heróico é manter-se curioso de respostas? E a dificuldade está em esperar por perguntas?
A esperança em curiosidades e em paciência,
a evolução de nosso ser?




A Evolução
do Peixinho Vermelho

Evoluir com nossas frustrações e emoções, aprender com nossos desànimos, a maioria dos seres acha isso impossível! E é, quase... Mas, se não fosse o quase... A condição é essa!!! Tirar o melhor proveito de tudo!
É CONTORNAR NOSSOS SENTIMENTOS
COM PONTES IMAGINÁRIAS DE RESPOSTAS!
Não foi dessa vez, será da próxima, e isso não é se enganar! Não é sonhar! É evoluir! Não é otimismo absurdo, como diriam os realistas, esses camuflados! Os pessimistas! Acreditar que tudo tem seu lado bom, é se dar a chance de evoluir, curtir cada novo minuto com esperanças.
Não é a esperança do dia seguinte! Porque com a evolução nós abrimos novas portas para a entrada de novas chances. É esse o maior erro: Nós mesmos fechamos nossas portas de destino.
A cada frustração temos, a priore, a falsa reação de nos fecharmos, e nos fechando somos nossa maior pedra ... Lá estou eu falando de coisas que tu não entendes outra vez! Deixa eu pensar, como vou te expór esse pensamento? Se nos apaixonamos e as conspirações do mundo nos impedem de estarmos juntos com nossa paixão, vamos deixar de nos apaixonar outra vez?
Não, por mais que gostássemos, não vamos... Vamos, sim, nos apaixonar, mas se fecharmos nossas portas, mesmo que só por um determinado tempo, estamos fechando portas que ainda nem foram abertas, estamos deixando de dar chances ao nosso destino de nos apresentar novas formas de evoluir...
E se não derem certo?? Quem liga para isso? Pelo menos nos demos a chance de evoluir em novos sentimentos, em novas frustrações! Não podemos nunca deixar de dar a chance à felicidade dela ser completa! Devemos aprender a curtir cada segundo de nossa felicidade sem questioná-la, e que seja ela eterna em cada segundo, isso nunca mais nos roubarão!! Seguirá conosco para sempre!
Não são os momentos difíceis que devem ficar em nossa memória,
mas aqueles que realmente nos encheram de satisfação!!!
A Realização
do Peixinho Vermelho

Caro Peixinho Vermelho, putz, nós estamos aqui falando o maior tempo sobre tudo de uma forma que a maioria dos peixinhos azuis nunca tangerá, nunca compreenderá!
Quem sabe um dia seremos uma grande legião de peixinhos vermelhos nadando de ponta cabeça, contra o cardume... E, então, compreenderíamos que seria necessário, outra vez, invertermos nossa direção?
Não me interessa! Podem dizer o que quiserem! Eu me realizo a cada instante que te compreendo, a cada minuto que me conheço, a cada segundo que te descubro!
- Existir é o eterno derrubar de muros
entre o indelével e a perfeição?
No ciclo existencial, nossos caminhos acabam sempre onde começaram, nossa evolução é a única coisa que se transforma, as vezes tenho a impressão que viver é o eterno repetir de uma mesma lição, até que não tenhamos mais dúvidas?
¤o.¸¸.o´`o.¸.o´`¤Não!!!!!!!!!!!!!!!!!
Teremos sempre dúvidas!!!!!
Criaremos sempre novas utopias!
A conclusão será sempre o começo de tudo! A realização nem sempre será forma final de nossos caminhos... Porque para existir realização é necessário que se aprenda a perder...
E, por mais que gostaríamos de acreditar estarmos perdidos, sempre haverá, no momento certo, uma nova utopia para vencer!



OS PEIXES
DESSE UNIVERS0
SERÃO, NA MAIORIA, AZUIS.

Digamos que 98% nunca lerá essa história.
( E isso também não nos importará. )
Desses 2%:
*1,8% nunca me conhecerá, somente aqueles que quiserem tentar o conseguirão, talvez por serem utópicos; revolucionários; destruidores; aventureiros; apaixonados; frustrados, indagadores; evoluídos; satisfeitos; e, os mais felizes, realizados...
( ou curiosos, claro!)

*0,2% serão peixinhos vermelhos que me inspiraram a ser utópica, o suficiente para acreditar nas minhas lutas;
revolucionária, o bastante para saber arriscar em minhas conquistas;
destruída, o necessário para saber quando desistir de uma guerra;
indagante, curiosamente tateando todos os limites possíveis da sabedoria;
apaixonada, por que sem paixão, não há como sobreviver;
frustrada, por que saber é uma arte;
evoluída, pois há de existir um porquê para os por quês...
Satisfeita, pelo orgulho de mim mesma; e, muitas vezes:

Realizada.

Ou não...
Mas, e aí?


Eu os agradeço, agradeço pela minha própria evolução:
Por eu ser aquilo que sou!





Utopicamente: Hei de vencer, Pap´s!
Revolucionariamente: Vá plantar batatas!!!.... Até que nasça cebolinhas, Humanidade!
Destruidamente: Acabou, Frank!
Descobertamente: Serei um livro aberto, Eu!
Aventureiramente: Existirei, Vida!
Curiosamente: Questionarei, Juliana!
Apaixonadamente: Eu amarei, e o chamarei de My Lord!
Frustradamente: Não desistirei, Ricardo!
Evoluidamente: Serei Mãe! Nicole, Yasmin, Kaio e Lúcio! Filhos meus que estão nessa Terra!
Satisfeitamente: Seguirei em frente, Sempre!
Realizadamente: SEREI EU, ANDRÉA!!!

Repleta de Peixinhos coloridos a vida segue, inspirada, enaltecida, sofrida, magnànima... Eu vou aprendendo, desaprendendo e reformulando conceitos e utopias, mas a essência, fortificada, vai evoluindo e metamorfoseando... Nesse aquário, os Peixinhos nunca deixam de existir, mesmo os que dele desaparecem na correnteza que é viver, um dia, quando menos se espera, retornam...
E o mais delicioso disso, e eu me orgulho por isso, é que apesar de distantes, carregam um pedaço de mim, assim como quando um pedaço deles... Recarregados, seguimos nossos trajetos para o próximo momento, a próxima aventura, mais um aprender...isso vou dizer a todos vocês apenas um enorme
OBRIGADA!!!!
Beyjos

Andréa, Yadeshka, iMAGINARY




Criado em 10/05/1999
Atualizado em 30/07/2000
Dragon One, escreveremos outras histórias...
última atualização 07/05/2004


Copyright©1999-2004 Andréa Paiva Rio
A História
do
Peixinho Vermelho

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui