Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10393)

Erótico (13574)

Frases (50687)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4785)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140826)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6213)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Resgate da Infância Ameaçada. -- 29/06/2002 - 15:45 (Mônica Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Engana-se quem pensa que o holocausto findou-se com o extermínio de judeus.Diferente de antes,onde uma raça específica era visada, nosso holocausto moderno não discrimina credos, etnias ou classe social. Hoje, o extermínio somente escolheu outras vítimas, e e ntre elas, as crianças.

Educacionalmente falando, os menos afortunados contam com uma escola fraca, carente de bons profissionais, de fato comprometidos com a Educação.

Com raras exceções, o professor atual não vê mais no magistério a possibilidade de plantar sementes que possam se transformar em produtivas árvores.

Há crianças de 2ª série que mal assinam o nome ( e pasmem!!) muitos chegam ao ensino médio sem saber ler.

Como posso, sendo professora ou professor, aprovar um aluno até esta série sem o conhecimento mínimo das fundamentais letras?

É o sistema...a tal promoção automática...

Em um mundo totalmente letrado, é impossível não se alfabetizar.Isto é tão importante quanto respirar!

O pouco investimento cultural é outro capítulo deste holocausto contemporâneo.

ONDE ANDAM OS CRÍTICOS INFANTIS?

Quem pode nos ajudar a selecionar este ou aquele espetáculo para as crianças? E os programas da Televisão dedicados aos pequenos, comumente tão cheios de violências?

Somos obrigados a engolir, sem remédio, uma chuva de seriados japoneses, sem nexo, recheados de lutas, fazendo de nossos filhos telespectadores de um filme digno de campos de concentração de péssimo gosto, por falta de melhores opções.

Agora porém, para nossa alegria, um baú se abre, "invadindo", em breve, as nossas telinhas. Só que de uma maneira inteligente e divertida. Lembram-se do "Sítio do Pica-Pau Amarelo"? Pois é, ele vai voltar! Nossa geração(hoje com 30 ou mais anos)sabe bem o que isso significa. Ao que parece, Monteiro Lobato interveio junto à mídia para que nossos filhos fossem "resgatados" desta leva empobrecida de programas. Emília revoltou-se ao saber que muitas crianças nem a conhece. Como pode, sendo ela a Marquesa de Rabicó? A seu ver, isso é, no mínimo, um "cúmbalo"! Já Pedrinho, embora ciente da vida on-line, sabe que os bodoques Têm estado muito engavetados. A pobre da Tia Nastácia benzeu-se como de costume, quando D. Benta pacientemente lhe contou sobre a alimentação da geração "fast food". Não que nossos jovens não devam fazê-lo, só não devem é possuir apenas estes hábitos alimentares.

Decididamente o mundo deveria estar de pernas para o ar! Narizinho não pode acreditar nas proezas de uma boneca, a tal de Barbie, que não fala nem sabe fazer de conta...

Após tantas novidades, os besouros da Emília foram assuntar a possibilidade de se abrir o tal "baú" e invadir o ano 2001.

E vocês, o que acham desta invasão cultural entrar pela Tv agora, na sua casa, na vida de seus filhos ?

Felizes são os que já encontraram outra luz no final do túnel, como a excelente "Turma do Pererê", de Ziraldo. Ah! Para quem não sabe do que se trata, experimente usar o controle remoto e plugar na TV E às sextas-feiras, às 11:30hs.





Artigo publicado no Jornal "O Correio", Ano IV, nº131.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui