Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Guerra Fria vrs. Guerra Quente -- 11/03/2003 - 14:53 (Simone Barbariz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GUERRA FRIA vrs. GUERRA QUENTE
(por Simone Barbariz)


O clima começa a esquentar (mais ainda) na Mesopotàmia: mais homens chegando com fins bélicos, troca de farpas entre os Governos de língua Anglo-Saxónica e os Governos Continentais Europeus, ameaças de pór por terra todo o trabalho de anos da ONU em (tentar) manter a paz no Mundo.
Enquanto ficarmos somente no "bate-papo", está tudo, digamos assim, bem, mas se resolverem partir para a ignorància, a coisa já muda de figura e trará certas consequências para a humanidade.
Vamos fazer uma análise dos motivos de se realizar a provável III Grande Guerra.
1) Motivos económicos sempre motivaram pessoas gananciosas a fazerem de tudo (pilhagem e pirataria) para enriquecerem mais ainda. O Petróleo é um fato que não pode ser excluído do rol de motivos. Além do mais, alguns países adotam o Euro como moeda de cotação do barril de petróleo e, com isto, os EUA estariam perdendo "poder".
2) Por falar em Poder, este também é uma constante na guerra diária atrás das grandes corporações e dos Estados. Como os EUA importam mais de 50% da sua necessidade petrolífera, ficando este fornecimento nas mãos de "quem não gosta dos EUA" e isto significaria um enorme risco à segurança nacional, pois ficariam a mercê dos inimigos, eles precisam ter o "poder" sobre a exploração do "ouro negro" para não se subjugarem.
3) O Iraque, supostamente, financia o terrorismo no mundo. Interessante notarmos aqui que na época da Guerra no Irã, era os EUA quem financiavam a "gangue" de Bin Laden. Mas, como podemos notar, o feitiço virou contra o feiticeiro e 11 de Setembro de 2001 foi o marco desta "revolução".
4) Supostamente também, Saddam estaria fabricando armas "proibidas". Mesmo que este fato seja real, onde estão as provas concretas do fato para que se possa, então, serem tomadas as devidas providências por uma quebra de acordo?
Chega de falarmos dos motivos, vamos, agora, falar das consequências de uma Guerra no berço da humanidade.
1) Vamos supor que seja verdade que o Iraque possua armas biológicas, químicas e atómicas. Se for atacado, ele fará uso destas armas, aniquilando boa parte da população mundial e deixando tantos outros com consequências terríveis, uma vez que a poeira radioativa, com os ventos, logo se espalhará por todo o Mundo.
2) Vamos supor que os EUA tenham o tipo de armamento a cima descrito. As consequências seriam as mesmas.
3) Supondo ainda que o Iraque, de fato, financie a Al Quaeda, se os EUA declararem guerra, Bin Laden e cia faria mais uma série de atentados terroristas em solo americano, podendo, inclusive, arrasar a atual grande potência capitalista.
4) Supondo que nem Iraque e nem EUA usem estes tipos de armas, se Bush resolver atacar sozinho Bagdá, desrespeitando, inclusive, o poder sobre estas questões da ONU, tanto Iraque (se comprovadas as acusações) tanto os EUA sofrerão sanções e embargos por desobediência às normas, resoluções e acordos deste Órgão.
Apesar de ser pacifista e concordar com o Presidente Francês, Chirac, de que Guerra é sempre a pior solução, estou ansiosa por ver o Presidente Norte-Americano, Bush, desobedecer às ordens da ONU e sofrer embargos e sanções, para que possa sentir na pele o mau que ele causou e continua causando em milhares de pessoas no mundo inteiro, pois estes embargos e sanções somente trazem miséria, fome e desesperança aos povos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui