Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Escola: a hora do reencontro. -- 30/06/2002 - 21:05 (Mônica Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Que muitas mudanças ocorreram no âmbito educacional é fato. Lidar com elas de maneira consciente e visando o bem geral é mais que necessário, é imprescindível.

Hoje a escola acumula a tarefa de "educar" à de "ensinar". Ela não mais forma alunos, forma cidadãos, pessoas.

Resolver os problemas de inclusão mais os "deveres de casa" que antes eram atribuídos à família, carece de muito preparo: pedagógico, cultural e principalmente pessoal.

Os professores que antes eram a fonte de saber, hoje são construtores e mediadores de informações mais amplas, se relacionando e interagindo não só como profissional, mas fundamentalmente como ser humano.

Como tal, sua postura anterior de inatingível se faz tão vulnerável como a de seus alunos, que para aumentar este conflito, não são meras folhas em branco como se pensava, mas vêm para o espaço escolar com muita vivência escrita, muitas vezes cabendo ao professor não ensiná-lo a ler letras e números, mas principalmente ajudá-lo a decodificar a nova linguagem chamada "mundo".

Qual o problema? Exatamente este: os professores vêm de uma cadeia hierárquica em ruínas e precisa resolver este novo jeito de ler e ensinar o mundo "dentro"de si.

Aprender a diversificar seu olhar e assumir a postura de mediador de informações, num processo interno e só depois em sala de aula, muito ajudaria.

Em bora os salários não cubram o acúmulo de funções: professor+educador+ família+ psicólogo etc, com certeza, ver seus alunos- sementes tornarem-se frondosas àrvores humanas, como já diz conhecido comercial de TV, não tem preço.

Num mundo altamente consumista e regido por valores "compráveis", vale não esquecer que, de fato, o exemplo não é o melhor meio de se educar, mas o ÚNICO. Daí ser a educação o ÚNICO investimento sem perdas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui