Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62216 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20030)

Infantil (5430)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3304)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Monteiro Lobato e seu Sítio -- 01/07/2002 - 21:48 (Mônica Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falar de Monteiro Lobato é sempre um prazer!

Afinal, ele entendeu que as crianças precisam muito de brincar e valeu-se disso para ensiná-las brincando.

Valorizando duas características comuns nas crianças: curiosidade e inteligência, Lobato escreveu para elas aventuras fantásticas e tão atuais que voltaram à TV, pleno Século XXI !

Encantando as crianças há cerca de 70 anos, a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo já esteve na Lua, na Grécia Antiga e até, recentemente, "ajudaram" o Sr. Pedro Álvares Cabral a "descobrir" o Brasil!!

De todos os seus personagens,Emília ,a boneca de pano que tem vida própria é com certeza a mais popular. Temos ainda a avó mais doce do mundo, D. Benta.

Uma cozinheira de mão cheia, Tia Nastácia.

Pedrinho,o mais valente dos meninos; Lúcia ou Narizinho, como é chamada, a princesa que toda menina sonha ser...

Como cultura faz bem e não pode faltar, temos um Visconde de Sabugosa, sabugo de milho cientista!

Além dos moradores do Sítio, temos personagens como Saci, Cuca, tio Barnabé, Burro Falante, Quindim, vaca Mocha,Rabicó, o porquinho que virou Marquês e os besouros de Emília...seus fiéis espiões.

Para estar neste lugar tão mágico não precisamos sair de casa...basta abrir um dos livros de Monteiro Lobato...que certa vez disse: "Ainda hei de construir livros onde as crianças possam morar"...não é que ele conseguiu?

Neste 18 de abril, que venham as muitas aventuras de Lobato para nossas crianças, afinal, um país chamado infância urge que esta turminha apareça...

Monteiro Lobato nasceu em 1882, em Taubaté(SP) e preocupou-se até sua morte em 1948, com os problemas do país.Em sua vida pública foi além de escritor, tradutor,jornalista, diplomata, advogado e fazendeiro.

Sempre preocupado com que as pessoas tivessem saúde, educação e uma vida digna, foi uma das primeiras pessoas a enganjar-se na preservação da natureza, quando nem se sonhava com ECOLOGIA.

Por estes e muitos outros motivos deveria ser mais lido e enaltecido, pelas crianças que moram em seus livros e pelos professores que parecem ter perdido o caminho para eles...o que podemos resolver com um pouquinho de pirlimpimpim e mais boa vontade!.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui