Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13569)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sossego das Gerais -- 19/03/2003 - 19:59 (Paula Crepaldi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"Cada vez que o galo cantava já sabia que beirava as cinco da manhã. Levantava, buscava a canequinha com Toddy e ia com o namorado pro curral, apreciar o leite quentinho da vaca. De vez em quando levavam uns biscoitinhos Maizena pra acompanhar e logo depois do "café da manhã", preparavam os cavalos e saíam os dois a cavalgar.Passavam pela Seringueira cultivada na fazenda,seguiam até o final,namoravam pelo caminho e voltavam pra casa, onde estavam o casal de amigos.
Também faziam parte do programa matinal:a pescaria, o tiro ao alvo com a espingardinha de cabeceira. Logo após, o almoço, o papo com o pessoal, o jogo de buraco, a janta, aquela violinha à noite com muita cantoria e enfim, o banho suave para finalizar mais um dia de carnaval, na fazenda mineira.
A semana se passava e fatos ocorriam. O pónei derrubou as meninas no meio das plantações; num passeio à cidade, na metade do caminho o carro quebrou e tiveram que aguardar o reboque por mais de meia hora...
...situações assim, deixavam o passeio mais divertido porque tudo era imprevisível.
Minas Gerais segue a linha da tranquilidade, do amor, respeito entre as pessoas, a tradição da família unida e à mesa no almoço, a oração antes de servir-se... lugar ideal para nascer, crescer, reproduzir e morrer.
Ela morava na cidade maravilhosa, por onde tinha imenso encanto, uma paixão até então, insuperável porque sonhava com a carreira, sucesso, dinheiro consequentemente. Mas os fatos aconteciam com uma veracidade enorme, em curto tempo e o pensamento se desiludia cada dia mais.
Após a semana de curtição, desembarcou no Rio de Janeiro pela manhã(depois de onze horas de viagem)com uma hora e meia de atraso em função do trànsito. Pegou mais duas horas e quinze minutos de engarrafamento até completar a viagem de volta pra casa e poder, pelo menos, sentar-se em sua cama, já que meia hora depois teria que ir pra faculdade. No caminho viu dois assaltos, um acidente envolvendo um carro e uma moto,um jovem estirado no chão, duas viaturas policias e a ambulància fazendo aquele barulho estrondoso. De quebra, antes de chegar na Linha Amarela, entrou um senhor no ónibus para noticiar ao colega ao lado, que bandidos fecharam a Linha Vermelha e mantinham dois reféns.
O coração da jovem se mantinha calmo, ela via e ouvia os fatos apenas, porque sabia que eram cotidianos e inevitáveis. Sabia também, que aquela era a rotina que ela tanto lutou e agora estava desfrutando dos prazeres. E nada se podia fazer.
É... Rio de Janeiro e Minas Gerais...
... quem vos conhecem, não esquecem jamais."
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui