Usina de Letras
Usina de Letras
81 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62241 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5439)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6195)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENTRE SUBIR NO PÓDIO OU SENTAR NO TRONO DO PODER -- 04/07/2002 - 04:42 (Eustáquio Mário Ribeiro Braga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não foi à toa que o mundo se curvou para homenagear o futebol do Brasil. Sim. Nós temos o melhor futebol do planeta. Não importa se não temos a melhor economia do mundo, aliás temos os piores economistas. Sim. Agora vai ser moda xingar os economistas, pois se ganhamos o “Penta”, que se danem as bolsas. Aliás, nosso país já está rodando bolsinha há muito tempo. Pena que os donos do mundo sejam brochas e nossos cartolas acendedores de tochas. Ontem, em Brasília, se tirasse uma foto da tocha do FHC iríamos ver a medalha do Ricardo Teixeira derreter igual fizeram com a Jules Rimet. Aliás, dizem que quem inventou o futebol foram os ingleses, mas quem inventou a vitória foi o Brasil. Alguns comentaristas, figuras carimbadas das TVs, dizem que de virada é mais gostoso. Mais gostoso é virar penta sem ganhar cinco vezes consecutivas. O Brasil, ou melhor a seleção brasileira, foi cinco vezes campeã do mundo; sendo bicampeã em 1962, pois havíamos ganhado em 1958. Daí por diante, ganhamos em 1970, 1994 e 2002. É incontestável a superioridade brasileira nesse torneio mundial, mas eu prefiro ver o povo brasileiro, de fato, sentado no pódio do poder. Que graça tem subir no pódio só para receber uma taça de sete quilos se não temos peso nenhum nas questões econômicas e sociais. Que graça tem subir um minutinho no pódio para receber uma medalha se não temos moeda para comprar um pão. Que graça tem subir um minutinho no pódio para ouvir um hino que a maioria da população não sabe cantar e ninguém faz nada para ensinar a letra. Que graça tem subir ao pódio para depois descer as calças e dizer em alto e bom som: põe só sete centímetros. Acho que não tem graça nenhuma subir ao pódio. Eu quero é sentar no pódio do poder e permanecer lá até que acabe a fome, a miséria, a exclusão social, a má distribuição de renda, a falta de dignidade, a falta de emprego e renda, a falta de educação, a falta de vergonha na cara para acabar com a corrupção e a violência. Como cidadão brasileiro eu abstenho de comemorar o penta, claro que irei ficar contente com os heróis que conquistaram a quinta copa do mundo para o futebol brasileiro, mas os verdadeiros heróis somos todos nós que engrossamos os 90% dos brasileiros que não mamam nas tetas sujas e infectas do acúmulo desnecessário de capital em detrimento da qualidade de vida. Sim. Somos heróis, sobrevivemos 502 anos de exploração estrangeira. Somos a mais plural não, pois abrigamos o mundo que nos exclui e discrimina. Até nossos “hermanos” que amargam a pior crise já vivida em sua história nos renegam a último plano. Vamos ter que engolir o penta como engolimos, Antigos e Novos Colonizadores, Generais e Milicos; vamos engolir o penta como aprendemos a engolir Pitas, Malufes, Sarneys, Nicolalaus, Barbalhos, ACMs, Estevãos, FHCs, FMIs, EUA e G-oitos. Vamos engolir o penta até passarmos a engolir hexas, e heptas, e octas. Otários que somos; ganhamos tudo, mesmo não ganhando nada. Somos penta e acordaremos mais cedo para não perdermos o pinto; para não perder os ovos e deixarmos de ser homens. Entre subir no pódio para comemorar uma vitória ou sentar no trono do poder, POVO BRASILEIRO, sou mais você. Cante, grite, brinque, pule e seja um vencedor. Encare os homens do poder e exija os seus direitos. Denunciei todos os abusos. Lute pela sua pátria como você luta pelo seu time. A primeira vitória veio com a democracia e o penta virá mais cedo ou mais tarde quando raiar a verdadeira liberdade chamada igualdade.



THA©KYN

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui