Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->INSEGURANÇAS -- 22/03/2003 - 23:37 (Don Diego) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os superconfiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes, nem mesmo colegas, amigos e amantes. Eu, para ser franco, fico inseguro a cada linha ou parágrafo que escrevo e a cada conversa com meus colegas e amigos, seja essa conversa uma paquera ou uma simples discussão sobre qual time é melhor ou o que irá acontecer depois da guerra!
Insegurança é um dos maiores problemas de um ser humano. Nosso mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se todos fóssemos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos bem melhor, relaxaríamos mais, levaríamos a vida mais na esportiva!
Alguns acreditam que, estudando mais, ganhando mais ou trabalhando mais resolveriam o problema da insegurança. Infelizmente isso não é possível por um detalhe: Segurança não depende de nós, depende dos outros! Está totalmente fora do nosso controle. Devido a isso, segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre TEMPORÁRIA. Surge outro exemplo: Muitas vezes já liguei para minha namorada dizendo que estou mal, que tudo tinha ido por água abaixo e que eu achava não ter mais esperanças. Na verdade meu estado não era tão mal assim. Eu simplesmente queria ouvir um " calma amor, vai dar tudo certo, você é um rapaz inteligente, vai conseguir se levantar. E se nescessário for eu estou aqui para te ajudar!".
Como podem ver segurança é algo dependente! Ela depende do valor! Dar valor a alguém é confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira.
Todos nós precisamos ser validados constantemente. Alguém tem de dizer que você é atraente, por mais atraente que você seja. O autoconhecimento tão falado por filósofos e pensadores não resolve o problema, na minha opinião. Ninguém pode avaliar-se por definição. Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer:" Você têm significado pra mim!". Validar é o que um namorado ou namorada faz quando diz: "gosto de você pelo que você é!". Quem fez a frase por trás de um grande homem existe uma grande mulher (e vice-verça), provavelmente estava pensando nesse poder de validação que somente uma companhia amorosa e presente no dia-a-dia poderia dar.
Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar muita gente! Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para pensar que os outros também são inseguros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o máximo que esquecemos de dizer que nossos amigos, filhos e cónjuges que o máximo são eles! Definitivamente enaltecemos aqueles que não gostamos e esquecemos aqueles que admiramos!
Criamos um mundo consumista onde se valoriza o ter e não o ser. Criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou dominar os outros em busca de poder.
Validar alguém permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são e não pelo que gostaríamos que fossem. Porém, graças ao valor que damos aos outros, as pessoas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.
Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: dar valor a alguém TODO DIA! Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um valeu cara, valeu .
Você já validou alguém hoje? Então comece já, por mais inseguro ou insegura que você esteja!


(Crónica dedicada a Luana F.da Conceição, grande amiga e amante )

DIEGO GONÇALVES
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui