Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Até ser dia... -- 26/03/2003 - 08:18 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Seja para quem for...
 
ATÉ SER DIA...
 




 

Da conversa da noite e da madrugada, em harmonioso convívio com meu amigo Lira, trouxe registo de que em São Paulo se reproduz a mais deliciosa piza do mundo. E veio piza para a mesa como se sob aragem paulista a ceia decorresse, regada a tinto do Dão à temperatura ambiente em autêntico surf de lábios entre ondulante fumarada plena de odores indefinidos.

 
O louco da sala oval, aumentando o fedor ao recinto dos comensais nocturnos, cuspia palavras sobre as ondas de Hertz. Ali estava o lídimo aluno do mundo a transmitir as grandiosas ideias do professor legítimo, seu progenitor com honrado e reconhecido orgulho cívico por ter levado o miúdo além do poder de todos os antigos deuses do planeta.
 
- Mas... Lira - aventei eu - a piza é italiana...
- É... É... E inclinada, Torre, inclinada... Como consta, apesar de ceder um milímetro por ano, não há meio de cair e a besta semita incha cada vez mais.
 
O Brasil está no Porto e Parreira não quis dizer absolutamente nada sobre Scolari e Deco, embora seu sorriso quisesse dizer tudo. No meu bloco em branco anotei: mais um jeitinho adiante e para a próxima teremos um Brasil-Brasil no novo Estádio Jorge Nuno Pinto da Costa, quem sabe, com uma opípara e pizante feijoada à brasileira para revigorar as sádias energias exauridas na jogatina.
 
O Lira, de olho em canto, leu e replicou:
- Também o feijão, Torre, o feijão não é brasileiro, meu querido. Nem o peido...
- Ei... Lira, estamos a comer piza...
- Pois estamos e os italianos que me desculpem, mas até o Lula foi apertar a mão ao Bush.
 
Bem... Guardei o bloco e a esferográfica... Que raio... Que recordação tão incómoda me passou nos neurónios. Sitiado em meus olhos o Lira ergueu o copo a tremelicar de Dão auspiciosamente vermelho...
 
 - À nossa, Torre, à nossa, sempre, sempre...
 
A sala estava cheia, cinco da manhã e Babel zaragatava vaporosamente. Os lábios do Lira pintavam-se... Que pictórico surf no mar da noite... Até ser dia !
 
Torre da Guia
 
 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui