Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Greve dos Computadores -- 03/04/2003 - 12:54 (Tiago Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Greve dos Computadores

Tive uma vez, ao conversar com um amigo sobre os livros de George Orwel - 1984 - e Aldous Huxley - Admirável Mundo Novo - a idéia de um romance onde uma sociedade futura seria governada, como nos respectivos livros, por um grupo minoritário. Esta oligarquia teria total controle dos computadores num futuro distante e isso faria com que fossem extintas as escolas e universidades da maneira como conhecemos hoje. Nestas, as crianças entravam com dez anos de idade e toda a informação presente no mundo seria colocada em seu cérebro através de um download feito por supercomputadores. Claro que essas informações seriam manipuladas pela tal oligarquia, para que pudesse haver total autarquia sobre a sociedade. Apenas os loucos iriam para as escolas convencionais. O desfecho seria um avanço tão inesperado, por parte dos computadores, que haveria então a queda da aristocracia oligárquica e o surgimento de um governo totalmente digital, controlado por essas poderosas máquinas. Depois desisti do romance, pelo fato desta idéia ser totalmente piegas e eu não ser nenhum especialista em termos de ficção científica. Mas hoje vejo a idéia com bons olhos.
Tenho medo de um dia sermos totalmente dominado por computadores. Isto será passível de ser observado, e digo mais, acontecerá num futuro não muito distante. Para se ter uma idéia, a corrida cada vez mais avançada da tecnologia faz com que o computador que era última geração no ano passado se torne um modelo obsoleto no ano que segue. Meu medo é de, ao estar digitando estas palavras, o teclado prender meu dedo e soltar apenas sob promessas de que apagarei essas linhas, por estar eu denunciando todo o esquema de dominação da era tecnológica. Não aconteceu nada comigo agora, não se preocupem, mas assim como a Regina Duarte - Eu tenho medo! Não do Lula, talvez do Bill Gates
Sempre acontece, quando eu vou colocar um CD na máquina, de eu tomar os devidos cuidados para não ficar com os dedos mastigados. Nunca se sabe o que pensa um objeto destes. Ainda mais quando o sistema é Windows. Não vou chamá-lo aqui de revoltado pois tenho receio de algum tipo de vingança que possa vir a acontecer.
Tudo hoje depende dos computadores. Eles tiram seu extrato - me refiro a conta bancária, não pense em comer agora, que coisa !!! - fazem suas compras, pagam suas contas, trazem suas notícias, guardam o seu carro, cuidam da sua saúde. Tem gente que até sexo consegue fazer, através do computador. Eu já tentei ver a máquina com bons olhos, para tentar entender esse diferenciado universo humano, essa coisa do sexo virtual. Porém, não achei a máquina nem um pouco jeitosinha. Para não pegar um vírus nesse tipo sodomia, o que se deve fazer ? colocar camisinha no mouse ?
O homem está sendo dominado, como disse uma amiga minha, por uma coisa que ele mesmo inventou. Um exemplo disso é a biblioteca da universidade. Alguns dias atrás, o sistema de locação de livros caiu, segundo uma funcionária. Eu teria de fazer uma prova no dia seguinte e não havia maneira de levar o livro para casa, pois não estavam fazendo empréstimos. A nota da prova é impublicável.
Esse domínio é tramado, segundo minha teoria de maluco - reprovei no exame psicotécnico do Detran, portanto, tenho provas das condições de minha sanidade - pelas próprias máquinas. Tudo não passa de uma conspiração, um conluio - aprendi esta palavra ontem, folhear o dicionário é um belo exercício matinal - para, como diz o cérebro, amigo do pink, tentar dominar o mundo.
Quando um computador trava, duas são as possibilidades para que tenha ocorrido tal transtorno. A primeira e a mais provável é a de tal fato ter acontecido por uma informação confidencial do mundo digital ter vazado para a tela e ser desmascarada pelo usuário. Assim o computador, conscientemente, trava. Seria como se fosse um desmaio no ser humano. Como se a máquina prendesse a respiração e sua pressão aumentasse, ou mesmo batesse a cabeça na parede. Isso seria uma medida diante de uma situação extrema, tomada em último caso. Apertar simultaneamente as teclas Ctrl + Alt + Del seria como fazer respiração boca a boca no processador. Essa medida extrema tem um nome técnico: Windows. A segunda e mais provável ainda é que exista, entre os computadores, um mecanismo que faz com que as máquinas entrem em greve. Não geral, mas parcial, para que não fique muito explícita a intenção. Enquanto muitas máquinas travam - entram em greve - ao mesmo tempo, outras trabalham para disfarçar o que as que fizeram um Windows estão tramando. Essa é a regra do secretíssimo sindicato digital do resíduo binário.
Por essas e outras que tenho medo. Medo de minha teoria ter fundamento e aparecer morto com um código binário estampado na testa. Tenho medo de que, neste código binário formado por números um e zero, o um chame o zero de gorducho e este responde com ofensas como "seu magrela", e tudo entre em conflito, meus dedos fiquem presos e mastigados pelo teclado, a tela fique escura de repente e das caixas de som possa irromper uma voz medonha dizendo:

- Que haja luz !!!!!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui