Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lista de Negócios - O que é e onde participar! -- 11/07/2002 - 03:02 (Fabrício D. Viana) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LISTA DE NEGÓCIOS

O que é e onde participar?

Por Fabrício D. Viana*





Lembro-me que, ao acessar uma BBS no final de 1995 (pouco antes da Internet) uma das minhas grandes paixões eram os chamados "grupos de notícias". Neles, você poderia trocar informações sobre os mais diversos assuntos, desde cinema, música e teatro até sexo e hacker.





Mas, independente da forma, uma das coisas raras daquela época era encontrar um grupo de discussão voltado para negócios. Primeiro porque eram poucos que acessavam tais redes e segundo que, estes poucos, só estavam interessados em "diversão". Sobre "negócios on-line" então, nem se fala, naquela época isso não existia, a não ser que você fosse um velho amigo de algum Sysop conhecido e este, num bar, lhe dissesse o quanto estava faturando (como o Mandic ou mesmo o Armando Galindo, da CometBBs).

Com a entrada da Internet, posso dizer que o foco das atenções não mudou muito. Alguns provedores (como STI e Universo On-line) continuaram mantendo tais listas mas as pessoas continuavam interessadas nos chats da vida. Com isso, as listas passaram a ser freqüentadas por "fantasmas", isso é, não tinha quase ninguém, ou então eram freqüentadas por spammers com suas mensagens indesejadas.



Neste momento, pensei que as listas seriam extintas na Internet. Grande engano. Após o surgimento de grandes serviços como o Egroups apareceram novas possibilidades de se discutir assuntos do mesmo interesse. A idéia deu tão certo que o serviço proliferou-se rapidamente pela rede, com versões nacionais, como o Meu Grupo.



Conforme o tempo foi passando, me indicaram um site chamado Widebiz, com o slogan "Relacionamento & Negócios". Decidi "experimentar" e me cadastrei no site, ou melhor, na lista de discussão promovida pelo mesmo.



Comecei a participar e, como todo comportamento de quem entra em áreas desconhecidas, resolvi apenas observar. Fiquei uma semana e já foi o suficiente para ver que se tratava de uma lista séria, muito bem administrada e com pessoas excepcionais, todas ligadas à Internet (negócios on-line). Percebi também que, antes de postar qualquer mensagem, deveria ler todas as normas de uso pois ali existiam "etiquetas" muito bem estabelecidas.



Depois da Widebiz, conheci outras listas como o da Sakuda, voltada para empreendedores, da qual participo até hoje.



O Interessante de se participar destas listas é que, como profissional de Internet, onde tudo é novo e quase não dá tempo para saber das novidades, você troca experiência, recebe notícias, troca informações e, muitas vezes, fecha negócios.



No meu caso, por exemplo, pelo menos duas vezes por semana dou uma "parada" em tudo para poder ler as mensagens destes grupos. Posso dizer que já aprendi muito e, como todas as "fontes" de conhecimento existentes, é um item a mais no "intelecto". A relação de troca nestas duas últimas listas que citei é incrivelmente grande. Se tiver com alguma dúvida relacionada ao tema, tente apostar nestes grupos. Por incrível que pareça, normalmente recebe-se várias mensagems em poucas horas.



Se você está interessado em participar de alguma, seguem algumas dicas:



Ter muita paciência. Antes de mais nada, participar de uma lista exige-se muita paciência (tanto para ler como para interagir)



Crie um E-MAIL específico. Selecione um e-mail cuja caixa postal suporte um número grande de mensagens. Que é o que você irá receber ao participar de uma lista. Alguns "webmails", como o do Brasil Online não suportam grandes quantidades (a menos que se configure).



HTML ou TXT? Configure sempre seu programa de e-mail para enviar mensagens no formato TXT. Dificilmente uma lista utilizará outro formato.



Arquivos anexados Pense duas, aliás, VÁRIAS vezes antes de enviar um arquivo anexado. Lembre-se que o mesmo será enviado para a caixa postal de outras pessoas e, nem todo mundo tem uma ótima conexão de Internet.



Inscrição. Procure a lista de seu interesse. Existem listas em sites como o Egroups (fáceis de utilizar) ou ainda através dos protocolos NNTP (como o news.uol.com.br), onde você, por exemplo, pode configurar no seu programa de e-mail (como Outlook Express) para receber as mensagens do grupo. Como o assunto é negócios, volto a sugerir a Widebiz e a Sakuda, duas das melhores.



Organize-se! Em seguida, para não "bagunçar" seu programa de e-mail, configure a parte de "regras de mensagens" para pedir que o assunto de determinada lista seja encaminhada automaticamente para uma pasta particular (a ser criada) dentro do seu Outlook (por exemplo). Caso contrário, se utilizar e-mail para outros casos a não ser a lista, poderá ficar "perdido", pois o número de mensagens pode ser muito grande.



Observe! Antes de resolver enviar algum tipo de mensagem, procure observar as discussões e as pessoas.



Gostou? Agora é hora de se APRESENTAR! Depois que você observou, faça uma breve apresentação, focada sempre no assunto da lista. Por exemplo, se o tema da lista for "Grupo de Teatro", se apresente utilizando sua experiência e conhecimento em teatro. Afinal, as pessoas formam grupos, sempre, com interesses em comum. De nada adianta contar toda a sua vida numa apresentação, com o tempo as pessoas vão lhe conhecendo.



Cuidado com a "etiqueta"! Algumas listas apresentam regras específicas de comportamento, por exemplo:





a) Quando for enviar um assunto que não tenha nada a ver com o tema da lista, utilize a expressão "Off Topic" e coloque seu assunto em seguida. Isso porque as pessoas que participam têm o costume de fazer seus filtros "visuais" utilizando o título do assunto. Assim, deixando claro que o que você "postou" não tem nada a ver com o assunto discutido, pode evitar perda de tempo para algumas pessoas.



b) Se alguém perguntar "Quem gostaria de receber um arquivo com informações do sicrano?", ou qualquer outra coisa do tipo, JAMAIS responda para a lista coisas como "EU QUERO". Se você tiver realmente interesse, responda APENAS para a pessoa que fez a pergunta, e NUNCA para a lista.



c) Cuidado com o velho SPAM. Como em qualquer lugar, evite spam. Se quiser falar sobre sua empresa, seu produto ou serviço, vá com cuidado. Fale no momento certo e de uma forma que não interfira na "dinâmica" do grupo.



d) Assinaturas. Muita gente utiliza assinatura no e-mail. Em listas de negócios, algumas pessoas, na sua assinatura, colocam nome, telefone, endereço, CEP e muitas outras informações desnecessárias. O ideal é sempre ter seu nome, o da empresa e um telefone (ou endereço do site). Se alguém quiser saber o restante, fique tranquilo pois irá perguntar.



e) Nunca tenha medo de perguntar, de participar ou interagir.

Só tome cuidado com sua imagem no sentido de estar "aparecendo" mais que outras pessoas. Como diz Mário Persona, da Widebiz, numa lista você pode tanto exaltar seu nome (caso apresente argumentos, respeito e ética) como denegrir sua imagem, ao ponto das pessoas deletarem mensagens que constam seu nome independente do assunto que esteja "discutindo".





Pronto! O restante, como TUDO na vida, se aprende com a "prática" e com os "erros" do dia-dia. Boa sorte!

Fabrício D. Viana











Sugestão de grupos:



Comércio Eletrônico

Egroups-Comércio Eletrônico

UOL-NNTP(Web)-Comércio Eletrônico



Negócios e Networking

Widebiz

UOL-NNTP(Web) - Negócios

Sakuda



Webmarketing

UOL-NNTP(Web) -Webmarketing











* Fabrício D. Viana (www.fabricioviana.hpg.com.br) é bacharel em Psicologia, trabalha com Internet desde 1995 passando por empresas de tecnologia e recursos humanos

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui