Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: José Américo de Almeida nos Bastidores-mscx -- 11/04/2003 - 13:16 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
José Américo de Almeida nos Bastidores.Autora : Adylla Rocha Rabello Gráfica do Senado - Brasília -1994 -193 pgs.
Por: Maria do Socorro C. Xavier. )

Adylla Rocha Rabello, neste livro, objeto de sua dissertação de mestrado pela UFPB, faz um estudo da obra de José Américo, através de suas cronicas, sob o título, "Sem rir e Sem chorar." Longe de ser uma obra biográfica, trás uma hermenêutica à luz de modernos conhecimentos de teoria e crítica literária.
Destarte utiliza uma metodologia de caráter genético, cuja heurística técnico-científica amostra-se com manuscritos e demais documentos cuidadosamente pesquisados e estudados.
É sem dúvida um trabalho inédito, na área de memória e de interpretação do texto literário, engrandecendo a bibliografia de literatura brasileira.
A obra trás apresentação do ex-senador Humberto Lucena que assim se expressa: "sem me rir,sem chorar" recupera na memória privilegiada e ponderada de um político e literato brasileiro, em suas próprias palavras, "episódios destacados de minhas memórias por seu tom anedótico". A seriedade e a elevação com que José Américo lidava com sua memória e com seu tempo têm, no esforço científico de Adylla Rabello, um correspondente à altura.
No prefácio, a estudiosa Sonia Maria Van Dick Lima, assim declarou: " O leitor não encontrará aqui o texto definitivo nem tampouco o texto ideal de José Américo.
A autora investiga o texto em seu vir a ser e, por isso detém-se muitas vezes na contemplação do provisório, nos movimentos alternativos de substituição, eliminação, acréscimo. O resultado de seu trabalho, o texto restabelecido em sua gênese, reatualiza os paradigmas vistos por José Américo em sua aventura de criação textual.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui