Usina de Letras
Usina de Letras
43 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->POR QUE SANTOS? (Crónica de uma cidade). -- 11/04/2003 - 23:34 (Emilio Carlos Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Alguém certa vez me perguntou, por que Santos? A primeira resposta que me veio e, a mais simples foi: porque é a minha terra. Ora, se "todos cantam a sua terra, também vou cantar a minha", já dizia o poeta
Fundada por Brás Cubas, lá pelos idos de 1543, a vila de Santos foi elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839." A quadra de gosto popular celebra a visão magnífica de quem a visita e a vê pela primeira vez do alto da Serra do Mar : "Num jardim cheio de encantos/ entre as flores mais formosas/eu vi a rosa das rosas/ não minto: Seu nome é Santos".
Seu lema é sua vocação, inscrito na glória da sua bandeira: "Terra da caridade e da liberdade", que relembro nesta trova:"Foi Brás Cubas quem fundou/a Santos hospitaleira/ que pro Brasil ensinou/ a liberdade primeira".
Caridade por ter nascido à sombra da primeira Santa Casa de Misericórdia do Brasil, hospital modelo, referência para todas as cidades da região da Baixada Santista e de todo litoral sul bandeirante: "Casa de Deus para os homens, porta aberta ao mar".
Liberdade, por ser a terra natal de José Bonifácio de Andrada e Silva, "o Patriarca da Independência" e de seus irmãos Antonio Carlos e Martim Francisco. A evocação me vem na trova que diz:" O grito de Liberdade/ que no Ipiranga se ouviu,/Foi um eco, na verdade,/ do que de Santos partiu. No capítulo da liberdade não poderia deixar de destacar também Quintino de Lacerda e o seu "Quilombo do Jabaquara".
Santos! O maior porto da América Latina, por onde é movimentada parte considerável da riqueza nacional."Porta aberta ao mar"... Mar de Vicente de Carvalho, o seu poeta , "mar, belo mar selvagem"...
Santos! Na caridade vivida e cantada pelo poeta e humanista de "Como é bom ser bom", a grande e notável figura de Martins Fontes, por todos considerado "um astro fulgurante, sol nascente/ demonstrando grandeza na humildade/d´um santo a caminhar por entre a gente". Assim, o médico santista exerceu o seu apostolado na cidade, praticamente a sua vida inteira, cuidando sobretudo dos mais carentes, vivendo e morrendo nesta Santos que ele amou.
Santos! Da Virgem Santa do monte, do nosso monte Serrat, a padroeira que zela pelo povo desta terra, como uma autêntica guardiã e sentinela da fé.
Santos!Do mais extenso (e belo) jardim à beira mar plantado, reconhecido pelo Guiness Book e que emoldura com riqueza suas magníficas praias, motivo de orgulho para todos nós santistas.
E, por último, mas não menos importante,como se não bastassem todas essas razões para me ufanar da minha terra, existe uma que é imbatível: A vila mais famosa do mundo, a Vila Belmiro, abrigo do Santos Futebol Clube , entidade mitológica, legítimo Campeão Brasileiro de 2002 e legenda do esporte mundial.
Aí está , em breves palavras, a resposta para pergunta e mote desta crónica: Por que Santos? Parabéns, Santos pelo seu aniversário! Pelos seus 457 anos de vida. - 26 de janeiro de 2003.

Emílio Carlos Alves -.
E-mail: alvesmileto@terra.com.br) .
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui