Usina de Letras
Usina de Letras
306 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Bento XVI em Aparecida do Norte -- 16/01/2007 - 15:38 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Conferência do Episcopado latino-americano busca deter abandono de fiéis

Como novidade, concluirá lançando uma grande missão continental

www.zenit.org

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 12 de janeiro de 2007 (ZENIT.org).- A Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, que Bento XVI inaugurará em 13 de maio em Aparecida (Brasil) busca dar uma resposta ao fenômeno dos fiéis desse continente que abandonam o catolicismo.

Assim explicou nesta sexta-feira o Pe. David Gutiérrez, diretor da Sala de Informação do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) em um encontro com os jornalistas na Sala de Imprensa da Santa Sé para informar sobre a preparação dessa reunião episcopal.

Este é o motivo que explica a eleição do tema, eleito pelo Papa, «Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nossos povos tenham vida n’Ele -- “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, João 14, 6».

«Uma das preocupações é que muitos de nossos crentes estão deixando o catolicismo. E então a pergunta é: por quê?», reconheceu o Pe. Gutiérrez na sessão de perguntas e respostas com a imprensa.

«Uma primeira resposta que se deu é a seguinte: fomos atacados pelas seitas. Mas o problema não está nas seitas, o problema são nossos fiéis», assegurou.

«Por que há fraqueza? -- perguntou -- Por que ante qualquer proposta não permanecem firmes na fé?»

Por isso, declarou, o tema da Conferência Geral «centra-se nos crentes em Cristo e no caráter missionário» da igreja.

«Não é só uma fé “intimista”, mas deve ser compartilhada com os outros», afirmou.

Por este motivo, assinalou, a Conferência não concluirá simplesmente, como no passado, com um documento conclusivo, que posteriormente será aprovado pelo Papa. «A partir dessa conferência, começará uma grande missão continental», revelou o sacerdote.

«A Conferência dará início a uma dinâmica evangelizadora de renovação dos católicos na América Latina. É a novidade desta quinta Conferência.»

«Não fica claro como se desenvolverá esta missão. O CELAM está em contato com especialistas em missiologia para analisar como se desenvolverá esta grande missão continental. Não sabemos o quanto durará, mas sabemos que será um trabalho a longo prazo para reforçar a fé das pessoas da América Latina.»

«O dia 31 de maio será o último dia da Conferência, mas será também o início da grande missão», declarou, ao ilustrar o sentido desta assembléia, que reunirá no santuário brasileiro 176 bispos, arcebispos e cardeais, que contarão com a ajuda e a voz de outros 94 participantes (sacerdotes, religiosas e religiosos, leigas e leigos, e representantes ecumênicos).

Nestes momentos, na sede do CELAM em Bogotá, uma equipe de nove especialistas está trabalhando, preparando o assim chamado «Documento de síntese» redigido através das contribuições apresentadas às Conferências Episcopais pelos dicastérios do Vaticano, e outros organismos católicos latino-americanos (dos religiosos, do mundo do trabalho, etc.).

«Acreditamos que na metade ou no final de fevereiro estará pronto o “Documento de síntese”. Depois se enviará aos bispos e se fará uma difusão pública», revelou o Pe. Gutiérrez.

«Entre os temas que surgiram, está o das seitas, os excluídos, a pobreza (tema repetido), as diferenças entre os ricos e os pobres. Puebla já falava disto, mas estas diferenças são hoje muito grandes, e esta divisão, com a globalização em termos neoliberais, aumentou», revelou.

«Há outros temas que estão saindo, como a violência, o narcotráfico, o papel da mulher na Igreja, o dos jovens, o tema político, sobretudo olhando as mudanças que se deram nos últimos momentos na América Latina e sobre os que os bispos não podem ignorar», continuou explicando.

«É preciso perguntar-se o que o povo busca quando pede um certo tipo de orientação política. Estes temas têm que ser discutidos para depois poderem oferecer orientações pastorais», indicou.

As Conferências Gerais do CELAM tiveram um papel decisivo na história da Igreja na América Latina na segunda metade do século XX. Celebraram-se precedentemente no Rio de Janeiro (1955), Medelim (1968), Puebla (1979) e Santo Domingo (1992).

Os bispos que se encontrarão em Aparecida, em representação dos países da América Latina e do Caribe, dos Estados Unidos, da Espanha e de Portugal, representam quase a metade dos católicos do mundo.

Mais informação em http://www.celam.info.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui