Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50624)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->bactérias fixadoras -- 11/12/2002 - 18:17 (BRUNO CALIL FONSECA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AUTOR: SEBASTIÃO MANHÃES SOUTO
RESUMO: Foram feitos vários experimentos sob condições de campo e de laboratório com a finalidade de estudar: 1) os efeitos do tempo de incubação, concentrações de O2, multiplicação de bactérias fixadoras de N2, períodos de amostragem e tipos de amostras, na avaliação da atividade danitrogenase pelo método de redução de acetileno através de um novo sistema de raízes extraídas de gramíneas forrageiras tropicais; 2) variação estacional da fixação de N2, da assimilação e desassimilação do nitrato, e do número de bactérias fixadoras de N2, em gramíneas forrageiras tropicais com aplicações freqüentes de nitrato. As gramíneas usadas foram: Hyparrhenia rufa, Digitaria decumbens (cultivares Pangola A-21 e Transvala) e Pennisetum purpureum (cultivares Napiere Cameron). A metodologia desenvolvida para estudar a atividade da nitrogenase apesar de subestimar, na maior parte das vezes, aquela encontrada para o sistema intacto solo-planta, mostrou correlação altamente significativa (r=0,91) entre estes dois métodos sendo por isso usado nesta tese. O novo método consiste na medida da redução de C2H2 em raízes extraídas com 10 cm de parte aérea e em frascos (3l) contendo em N2, 3% (v/v) de O2,12% (v/v) de C2H2. Nestes frascos taxas de redução de acetileno podem ser medidas com 6 e 8h de incubação. Observou-se uma correlação altamente significativa (r=0,76) entre precipitação pluviométrica e atividade da nitrogenase, sendo mais evidente essa influência no cv. Cameron. Não houve diferença na atividade da nitrogenase entre genótipos no período seco. Durante o período seco do ano, as cultivares Napier e Cameron apresentaram as maiores atividades da NR(-NO3), e os cultivares Pangola e Napier apresentaram as maiores atividades de NR(+NO3). Os efeitos da adubação nitrogenada nas atividades da nitrato redutase foram observados, no máximo, até 4 semanas após a aplicação da adubação. A adubação em dose mais elevada (50 kgN.ha-1) provocou um aumento da atividade da NR(+NO3) e um decréscimo na atividade da nitrogenase, em qualquer época do ano. Esta situação foi agravada nos períodos de menor crescimento das plantas, quando o nível mais alto de N inibiu a atividade da nitrogenase mais do que durante a estação de crescimento. O efeito do genótipo e da adubação nitrogenada na denitrificação foi observado, no máximo, até, 4 semanas após o corte e adubação das forrageiras. A denitrificação foi maior durante o período mais seco do ano quando o Transvala denitrificou todo o nitrato aplicado nas raízes durante as 17h de incubação. O número de bactérias fixadoras de N2 nas raízes foi 50-80 vezes maior do que nos solos. O cv. Jaraguá foi o que apresentou maior número de bactérias fixadoras de N2. Em todos os genótipos, menos de 10% das bactérias estavam localizadas na parte interna da raiz, e mesmo assim, foram só elas que apresentaram correlação altamente significativa (r=0,54) com a atividade da nitrogenase. Os capins Pangola e Transvala foram os que produziram mais N total e que deram maiores respostas à adubação nitrogenada, durante o período seco. Foi observada uma tendência de N total correlacionar-se positivamente com a atividade da nitrogenase, e ambos com a precipitação pluviométrica durante todo o ano.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui