Usina de Letras
Usina de Letras
59 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->O NÚMERO UM. -- 21/04/2003 - 20:00 (Emilio Carlos Alves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Sempre pratiquei esportes, mormente futebol.Não obstante , nunca fui "bom de bola", embora tivesse verdadeira paixão por esse jogo. Tanto é assim que jogava no gol. Goleiro é a mais ingrata e rejeitada das posições. Ninguém quer jogar... Sobra sempre para aqueles que não tem grande habilidade com a bola nos pés.

Tanto fui obrigado pelas minhas limitações técnicas a jogar nessa posição, que acabei por gostar. Mais do que gostar desenvolvi, com o passar do tempo, um bom conhecimento de como desempenhar a minha função, além de senso de colocação para compensar a minha estatura mediana.

Segundo cronistas esportivos, a posição de goleiro além de diferenciada, tem alguma coisa de maldição: - "onde o goleiro pisa não nasce grama", dizem... Em compensação, é o único dos jogadores que pode tocar a mão na bola na sua área sem qualquer problema.É, portanto, um ser especial, diferenciado, privilegiado. Não pode todavia errar, porque leva essa "grande vantagem"...De herói a vilão é só um "pulinho"

E não é só isso, até seu uniforme é diferente, requer além dos petrechos comuns, um par de luvas e camisa de mangas compridas. Em times profissionais o goleiro é sempre o mais exigido nos treinamentos, dispondo de treinador particular (geralmente um ex-goleiro).

Mesmo com tudo isso, com todos esses cuidados, a maioria dos atletas que escolhem essa posição, até os mais famosos e categorizados, guardam uma coisa em comum, não demonstram habilidade quando se trata "de jogar com os pés". São poucos, raríssimos mesmos, os exemplos daqueles que têm alguma técnica quando são chamados a intervir neste particular, geralmente nas "bolas atrasadas" pela defesa.

Dessas exceções à regra, permitam-me citar o Rogério Ceni (São Paulo F. C.) que demonstra ser goleiro por opção. Entre os famosos no Brasil não consigo lembrar-me de mais ninguém. A maioria "é um desastre" quando necessita usar os pés ( incluindo os goleiros atuais da seleção brasileira).

Já no futebol do exterior, lembro-me do goleiro da seleção paraguaia Luiz Chilavert, do colombiano Higuita, do mexicano Jorge Campos, verdadeiros malabaristas com a bola nos pés. Mais ninguém.

Eu sempre me senti resignado com o meu "fardo", pois sabia que não era a exceção. Muito ao contrário, era a regra. Não obstante, sempre me considerei privilegiado, pois como todo goleiro era o "primus inter pares", o número 1 (um).

alvesmileto@terra.com.br ( Emílio Carlos Alves)

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui