Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Estado de Espírito -- 21/08/2000 - 18:39 (Carlos Delphim Nogueira da Gama Neto.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Estado de Espírito.


Ontem, quarta-feira, foi dia de visita aos meus amigos no Asilo São Vicente de Paulo.
Logo à chegada, quando pergunto à D.Maria Hermínia como estava passando, ouço dela :
- Um tanto triste ! Os dias nublados me trazem tristeza à alma .
-Interessante- digo-lhe- eu também tenho o mesmo sentimento. Imagine se os ingleses tivessem a mesma sensação. Passariam todos eles, a vida na maior tristeza.
E, fui saindo, pois a passagem pela ala das mulheres é sempre muito rápida.
Tem o pessoal do "quartel" - que é como eu chamo a ala masculina - onde despendo mais tempo, em alguns contatos mais estreitos. Dentre todos, seu Raimundo é a quem dedico a maior parte do tempo. Tanto ele, quanto eu gostamos de ficar conversando e, parece que o tempo é, cada vez mais curto.
Sempre tive muita curiosidade a respeito dos sentimentos. Ou melhor, das sensações experimentadas por cada um em relação ao mesmo acontecimento. E, aproveitei para perguntar ao meu amigo se ele também tinha sensação de tristeza quando os dias estavam nublados.
E ele me afirma não sofrer qualquer alteração de estado de espírito em relação ao clima e à luz do dia.
Pois bem, ontem era um dia nublado. E, um daqueles dias nublados que trazem consigo algo de tristeza e solidão inexplicáveis. Daqueles dias em que nos sentimos; ( ou eu me sinto ) completamente só, mesmo que em meio a uma multidão de pessoas amigas.
Nestas ocasiões, são muito poucas as pessoas com quem me agrada conversar. Se é que me agrado de alguma.
Bem ! Toda esta divagação para contestar algumas coisas que tenho ouvido e sobre as quais também tenho lido a respeito.
É a afirmação de que os contatos pela Internet são frios e vazios, em detrimento dos contatos reais e pessoais.
Pois, eu os contesto. Contesto veementemente !
Tenho amigos virtuais que moram em países distantes e, se não fosse pela Internet, provavelmente eu jamais teria feito contato com eles.
As amizades que moram ao meu alcance pessoal, continuam sendo mantidas da mesma forma que anteriormente. E, até amigos que se mudaram para outros Estados, o contato com eles é mantido graças a esse novo meio de comunicação.
Ontem, às tantas da noite, abro o icq e encontro duas mensagens.
Uma delas me perguntando se eu estava por alí.
A outra reclamando não estarmos tendo oportunidade de nos encontrarmos para conversar.
Todas as duas, ou uma delas simplesmente, já seria o suficiente para afastar todo aquele sentimento de tristeza ou nostalgia que acompanha os meus "dias nublados."



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui