Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Viva a vida -- 24/04/2003 - 18:51 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VIVA A VIDA

Meu neto de seis anos faz suas lições de casa na escrivaninha do avó, em frente à minha.

Volta e meia levanto os olhos do meu trabalho e o namoro; analiso a sua figura. Pele clara, cabelos escuros, lisos, caídos sobre os olhos. Morde a ponta da língua, presa no canto da boca polpuda. Segura firme o lápis - é canhoto - funga e resfolega sobre o caderno.

Num momento ele para e me olha desanimado:

- É difícil demais fazer o "D" maiúsculo! Tem uma voltinha pequenininha aqui em baixo e uma voltona barriguda na frente. Não sei por que inventaram uma letra tão chata!

Respondo, compreensiva:

- Os homens inventam, mesmo, coisas difíceis para serem feitas...

Ele me interrompe:

- Porque eles inventam para os "homens", não é´, vovó? Para as crianças deveriam inventar quadrados: "A" quadrado, "B" quadrado, "C" quadrado...

- Você quer que eu o ajude a fazer o "D" maiúsculo?

- Não! A tia disse que nem mãe , nem avó,podem ajudar - suspira desanimado - tenho que lutar sozinho...

- Bem, mas eu posso segurar a sua mão...

- E depois eu reparto a nota com você, é?

O seu pensamento, de fato, me pareceu lógico. E venhamos que ele tirasse um oito? Que vexame para nós dois...

- Está bem, então vamos treinar a fazer o "D" maiúsculo em uma outra folha de papel, depois você o fará sozinho.

Ele fica desesperado:

- Você acha que é fácil, e? Vai demorar um mundão! E eu perco o programa da Xuxa! E os meus dedos vão ficar doendo mais ainda!

Eu o consolo:

- Também eu, quando comecei a aprender a escrever, achava horrível fazer o "D" maiúsculo; hoje, veja, escrevo tão rápido!

Ele levanta os olhos e me analisa:

- Vai demorar muito para eu ficar velho como você...

Ai, a franqueza das crianças! Tento aliviar a situação:

- Quando você ficar velho com eu, há de ter um netinho lindo como você e ensiná-lo a fazer o "D" maiúsculo.

Ele larga o lápis sobre o caderno, franze as sobrancelhas, deixa cair os cantos da boca e sacode o dedinho na frente do meu nariz

- Não senhora! Nada disso! Ele que vá chatear outro! Eu não estou aprendendo sozinho? Preguiçoso! Essa é boa!

Criança. às vezes, é caso de polícia.

Fico impaciente:

- Pois faça sozinho o seu "D" e não me aborreça!

Ele prende novamente o lápis, morde a língua e com a mão esquerda, volta a lutar. Em vão; mais apaga do que escreve. Levanta-se, caminha até a janela e namora o quintal. Tanto verde! Tanto sol! Eu o sinto como um passarinho engaiolado, preso a um miserável "D" maiúsculo.

Suspira e me fita angustiado:

- Às vezes tenho vontade de morrer! Por que inventaram a escola? Olha lá - aponta o cachorro refestelado na varanda - o Vidabá não sabe ler... e veja só que vidão!

Sua angústia é tamanha que eu tenho vontade de fazer uma revolução, com cartazes e tudo: Abaixo a escola! Abaixo as tias! Abaixo o "D" maiúsculo! Abaixo tudo o que nos tolhe a liberdade; viva a vida!
_______________________________________________

Mande suas crítica e comentários, Saõ muito importantes para mim.
Christina - e-mail chritinacabral1@hotmail.com


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui