Usina de Letras
Usina de Letras
133 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->SEMANA SANTA -- 24/04/2003 - 19:33 (Elane Tomich) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


SEMANA SANTA!
Elane Tomich

Meus filhos estão chegando!
Passarão a Semana Santa comigo!
Um corre-corre de casa arrumada, de flores e fruteiras repletas de tons, cheiros e sabores... A comida predileta de cada um, o amor em atenção diferenciada que terei de dar, prazer maior na face da terra não há.
Fábio chegará primeiro.O jeito largado dos Tomich, um metro e noventa de altura, o homem lindo padrão, os olhos tristonhos, o sax inseparável e me responderá laconicamente sobre sua vida particular, enquanto com avidez, beberá com os olhos tudo o que faço... Há um silêncio cúmplice entre nós dois, que ninguém rompe. Não dirá que me ama mas colocará minha cabeça em seu colo e me falará do mundo e suas injustiças.
Virá a parte brava: "Filho, porque você não aceita ser àncora da Globo, no Jornal local em Curitiba?"... Ao que ele me responderá; "Mãe isso é vaidade sua e do pai.. continuarei a ser editor e irei em julho para New Orleans, terminar meus estudos de música.."
Ao que concordarei com "orgulho e preconceito"..
Fará observações casuais sobre uma planta que não existia antes e dirá que tudo está como sempre...Andará para lá e para cá sutilmente preocupado.. e me dirá de repente: "Quero ver o vó", aliás, o túmulo do avó, o que jamais dirá.
A namorada ligará , mas ele será lacónico: "Estou com minha mãe"
Morderá os lábios inferiores abraçando o Happy, nosso cachorro e atirará um osso para que ele vá pegá-lo...Dezenas de vezes.. até que eu me irrite.
Sua avó o incomodará chorando sua semelhança com o avó e entre a condescedência e o constrangimento prevalecerá sua
sua integridade e generosidade... Fábio me dá segurança... Jamais ouvi dele um julgamento de valor sobre quaisquer atitudes individuais de quem quer que seja.
Suportará heroicamente os abraços e choros das tias-avós, irmãs do meu pai, falecido recentemente, que babarão sua semelhança com o avó.
No dia seguinte chegará o Marco.Comprará seis buquês de flores e irá pessoalmente entregar a cada uma das tias carentes. Tentará me alegrar, colocando baratas de borracha entre as portas, dará gargalhadas com meu susto e me pegará no colo... ensaiando o gesto de me atirar para o irmão.O Fábio apoiará a brincadeira...Interessante que Fábio passou em segundo lugar geral na Universidade Federal Do Paraná, a mais antiga como universidade e a segunda maior do país mas foi Marco quem apareceu como calouro do ano, quatro anos depois, mesmo tendo passado em vigésimo lugar... sei lá... Não que qualquer tipo de classificação interessasse a mim ou ao pai deles.
Meu filho caçula fará inúmeros comentários sobre os comentários familiares como quem fala da crise diplomática mundial e dirá que está se preparando para comprar a sede da Fazenda Mangaló, dos meus avós, porque sabe que isto é minha alegria e mundo. Aos 20 anos , prepara-ase par o Instituto Rio Branco toma conta da Empresa do pai e dirá que preciso me inteirar dos negócios quanto à agência de propaganda, pois continuo a ser sócia apesar do divórcio... Provavelmente direi que não me interessa e ele dirá que trata-se de uma questão prática e não sentimental.. Fará alguma crítica ao governo, que deveria tirar mais proveito da guerra que projetaria o Brasil como potência de porte inigualável,, ao que o Fábio retrucará , dizendo que ele está delirando e que de guerra não se tira quaisquer proveitos.
O Marco sorrirá e nunca contestará o irmão mais velho, nem nele acreditará... Fábio passará disfarçadamente a mão na cabeça do irmão, com a doçura de um olhar antigo e com certeza, pensará que o irmão é um ingênuo.
Depois, Marco correrá ao telefone, e mesmo sendo Minas apenas a região de suas férias esporádicas, convidará um batalhão de amigos que conserva na cidade (ninguém sabe como) e pedirá que eu faça uma galinha ao molho pardo.Trará um antigo namorado meu para o almoço e o Fábio no final, comentará sutilmente que o cara parece um babaca.Marco irá à feira de pedras e comprará ametistas e topázios para Carols,Luízas, Palomas, Renatas, Fernandas e suas mães em Curitiba. O Marco é o heróis das pretensas sogras.Telefonará para a Paula, filha do meu segundo marido e a convidará a vir passar uns dias conosco e ela provavelmente aceitará. Os dois virarão as noites conversando sobre bolsas e sucesso... Hoje amo a Paula,como se fosse uma filha de verdade. Ela e o Marco têm a mesma idade e curtem uma amizade que independe da ignorància dos pais...
Com ceteza, trará a papelada comprovante da nossa dupla cidadania italiana... e se eu contestar algo como a demora, ele dirá que está tudo pronto, não só a sua documentação, como a minha e dos irmãos... Fábio duvidará.. e ele mostrará a documentação pronta. Discutirá comigo uma prova de sociologia e os fundamentos de Max Weber, de forma impecável..Seu celular é minúsculo, á prova d água e ele já está um pouco além da cafonice dos chats por telefone..O olhar manso e a voz suave não o deixam pedante.. Fisicamente é o filho que mais se parece comigo... embora minha maior cumplicidade seja com o Fábio.
O telefone começará a tocar insistentemente a partir do dia seguinte à sua chegada e ele me dará mil beijos porque terá de sair com uma, duas, três amigas de infància daqui e que eu não o espere.
Thaís chega no terceiro dia com seu jeito de top-model criança.. Provavelmente entrará emburrada em casa e perguntará pelos irmãos.. Com certeza irei mentir, dizendo que saíram e não a esperaram e ela explodirá de indignação! Ficará bicuda, mas sabe do jogo e começará a conversar com o Happy:" Vido, (masculino de vida), seus dois papais chegaram e nem te deram bola"... Dirá que está com dor de cabeça e que sacanagem ... ela se deslocar de Porto Seguro, onde termina a faculdade, com a vida mais dura do mundoooooo,( Thaís tem uma dupla e farta mesada, além de trabalhar)e reclama por seus irmãos não a esperarem..
Provavelmente trará um namorado que eu e o Marco detestaremos e o Fábio dirá: "Relaxem"... Deixem a guria"...
Ah... o pai deles é gaúcho.
Thaís vigiará com ares de militar a minha distribuição de atenções... E constatada a mesma quantidade de preferências com qualidades diferenciadas, seus olhos se encherão de lágrimas pelo amor que tem pelos irmãos... que ainda inventarão algo para que ela se irrite...
Finjo mediar... mas só finjo. Porque os criei tão para o mundo, de bem para com valores tão universais... que só me resta vê-los vivendo, como sonhei.Fui tão necessária que já não o sou mais, a não ser pelos vínculos descompromissados do amor!
Não .. não vou antecipar a saudade!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui