Usina de Letras
Usina de Letras
197 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Tortura do Aborto Nunca Mais! Feto não é lixo! -- 07/02/2007 - 13:45 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Feto não é “parte” do corpo da mulher, está implantado nela

Diz o colunista José Manuel Moreira, professor universitário

www.zenit.org

LISBOA, terça-feira, 6 de fevereiro de 2007 (ZENIT.org).- «Quando se diz que o feto é “parte” do corpo da mãe, é falso, porque não é parte: está “alojado” nela, melhor, implantado nela (nela e não meramente no seu corpo).»

É o que afirma José Manuel Moreira, professor universitário e membro da Mont Pélérin Society, em artigo publicado no «Diário Econômico» dias passados.

Segundo o colunista, há diversas formas de entrar no debate sobre a despenalização do aborto. Ele afirma preferir adentrar pela visão antropológica, fundada na mera realidade do homem tal como se vê, vive e se compreende a si mesmo.

«Trata-se da distinção decisiva entre “coisa” e “pessoa”, que se revela no uso da língua. Em todas as línguas há uma distinção essencial: entre “que” e “quem”, “algo” e “alguém”, “nada” e “ninguém”», afirma.

«Se entro numa casa onde não há nenhuma pessoa, direi: “não há ninguém”, mas não me ocorrerá dizer: “não há nada”, porque pode estar cheia de móveis, livros, lustres, quadros.»

O que tem isto a ver com o aborto?, pergunta o colunista. «Muito. Quando se diz que o feto é “parte” do corpo da mãe, é falso, porque não é parte: está “alojado” nela, melhor, implantado nela (nela e não meramente no seu corpo). Uma mulher dirá: “estou grávida”, nunca “o meu corpo está grávido”. Uma mulher diz: “vou ter um filho”; não diz: “tenho um tumor”.»

Para o professor Moreira , «a pergunta a referendar, ao usar, em vez de aborto provocado, “interrupção voluntária da gravidez”, não só abusa da hipocrisia como se esconde sob a capa de despenalização».

«Os advogados do sim não gostam da comparação, mas com isto os partidários da pena de morte vêem as dificuldades resolvidas. Podem passar a chamar à tal pena – por forca ou garrote – “interrupção da respiração” (e também são só uns minutos).»

«Há ainda as 10 semanas, como se para a criança fizesse diferença em que lugar do caminho se encontra ou a que distância, em semanas ou meses, da sua etapa da vida que se chama nascimento será surpreendida pela morte», escreve.

Segundo o professor, «o mais estranho é que para os progressistas o aborto é visto como sinal de progresso, enquanto a pena de morte é de atraso. Dantes denunciavam a “mulher objeto”, agora querem legitimar a criança-objeto, a criança-tumor, que se pode extirpar, em nome do “direito de dispor do próprio corpo”».

«O direito (com bons propósitos) serve para nos impedir de entender “o que é aborto”. Por isso se mascara a sua realidade com fins convenientes ou pelo menos aceitáveis: o controle populacional, o bem-estar dos pais, a situação da mãe solteira, as dificuldades econômicas, a conveniência de dispor de tempo livre, a melhoria da raça», afirma.


***

Comentário

Félix Maier

Feto não é "parte do corpo de mulher", porque se trata de um ser humano completamente distinto. Se uma bobagem desse tamanho fosse verdade, o feto cresceria, se tornaria uma criança, começaria a engatinhar, correr, falar, sem nunca sair do útero...

O que nunca consegui entender é como os infanticidas são contra a pena capital contra adultos que cometem crimes hediondos e são a favor da pena capital contra o ser humano mais frágil, que é o bebê. Porque a vida não começa depois de 9 meses de gestação. Ela começa exatamente no momento em que há a concepção. Os antigos chineses tinham essa visão, quando começavam a contar a data de nascimento do bebê no momento da fecundação, não quando era cortado o cordão umbilical. Nada a ver com a atual China comunista, baseada numa ideologia assassina, cujos componentes, inclusive, comem fetos humanos. Dizem que o primogênito é mais gostoso, por ser mais consistente...

Aborto é e sempre será assassinato. Não existe a mínima diferença entre matar um feto, um menino de 2 anos ou uma pessoa de 25 anos. Triturar o menino João Hélio, arrastado no asfalto, ou triturar o feto é a mesmíssima coisa. O crime é exatamente o mesmo.

Se alguém não quer criar o próprio filho, que o doe a uma entidade de caridade. Que se instituam nos hospitais e postos de saúde a antiga "roda dos rejeitados", como a que recentemente foi criada na França.

Tortura do Aborto Nunca Mais!










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui